Secretaria de Políticas Sociais sempre presente na luta pelo respeito à luta classista

A garantia a condições dignas de vida e de trabalho é um direito constitucional assegurado a todo(a) trabalhador(a) brasileiro(a) e o Sinpro tem engrossado as trincheiras pelo respeito a esta conquista. Diante disto, a Secretaria de Políticas Sociais do sindicato tem lutado desde a sua criação para assegurar o pleno exercício de direito de cidadania às diversas políticas sociais aos(às) professores(as), orientadores(as) educacionais e aos(às) estudantes em geral.  

Na atual gestão do Sinpro, a Secretaria, composta pelos diretores Hamilton Caiana, Alberto Ribeiro e Carolina Moniz, ampliou a capacidade de transformação, emancipação e protagonismo da categoria, estabelecendo a relação do sindicato com entidades do movimento popular e com as organizações da sociedade civil, de acordo com a linha geral determinada pelo estatuto da entidade e pela diretoria colegiada. Diante disto, tem levantado a bandeira da luta pelos Direitos Humanos nos diversos segmentos da sociedade, contribuindo na discussão e elaboração de políticas sociais que abrangem o(a) trabalhador(a) em educação. “Para isso temos promovido palestras, encontros, seminários, conferências e demais atividades que ajudem a auxiliar o(a) professor(a), o(a) orientador(a) educacional e a comunidade escolar nas mais variadas lutas”, explica o coordenador da Secretaria, Hamilton Caiana.

Para o diretor Alberto Ribeiro, a pasta tem se pautado na perspectiva da construção de uma cultura anti-discriminatória, anti-racista e democrática, que não oculte as diferenças existentes na sociedade, trabalhando as questões das pessoas com deficiência, militando nas áreas de educação popular e comunitária, além de divulgar e apoiar seus direitos constitucionais. “O objetivo da nossa secretaria é participar de lutas com entidades do movimento social e que atuam no âmbito da educação, como exemplo da entidade estudantil. O Sinpro tem participado dos debates e ajudado a municiar os estudantes nos debates em suas escolas”, analisa o sindicalista, comentando que um exemplo foi no período da militarização das escolas públicas, onde as entidades estudantis eram contrárias ao projeto. “O sindicato ajudou os movimentos estudantis a serem protagonistas dentro das escolas. É desta forma que as políticas educacionais ajudam, auxiliando em vários campos”, salienta Alberto.

A diretora Carolina Moniz ressalta que a educação pública de qualidade é construída coletivamente, pela ação-reflexão-ação dos diversos(as) trabalhadores(as) e atores(as) que compõem a comunidade escolar, mas, também, pela própria sociedade. “Nesse sentido, é papel do nosso sindicato dialogar e fomentar a luta construída por diversas entidades e movimentos sociais organizados, pois juntos fortalecemos a luta classista mais ampla. É dizer que a luta contra a privatização dos Correios também é nossa luta, pois são eles quem garantem e levam as provas do ENEM, os livros didáticos, as vacinas em tempos de pandemia para todos os cantos do nosso país. Os trabalhadores dos Correios fazem a educação pública acontecer. Nossa Secretaria é quem possibilita essa articulação de pautas para construirmos ações integradas e fortes”, finaliza.

 

Confira os vídeos de outras secretarias:

SECRETARIA DE POLÍTICA EDUCACIONAL

SECRETARIA DOS APOSENTADOS

SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS

SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO E INFORMÁTICA

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO

SECRETARIA DE ASSUNTOS DE SAÚDE DO TRABALHADOR

SECRETARIA DE FORMAÇÃO SINDICAL

SECRETARIA DE ASSUNTOS E POLÍTICAS DE MULHERES EDUCADORAS

SECRETARIA DE RAÇA E SEXUALIDADE PARTE 1

SECRETARIA DE RAÇA E SEXUALIDADE PARTE 2