Sinpro divulga vídeo sobre a Secretaria dos Aposentados

O Sinpro-DF divulga vídeo sobre a Secretaria para Assuntos dos Aposentados. O vídeo faz parte da série sobre as secretarias que o sindicato lançou este mês. Sempre inspiradas no bordão “Inativo é quem não luta”, da professora Isabel Portuguez, que dedicou sua vida ao magistério, à  luta do sindicato e à defesa das(os/es) aposentadas(as/es), as atuais diretoras da secretaria contam que tiveram de se reinventar para atravessar o período da pandemia da covid-19.

Sílvia Canabrava, atual coordenadora da secretaria, conta que as lutas dessa secretaria foram intensificadas nos últimos 3 anos por causa da política neoliberal imposta pelo golpe de  Estado de 2016 e pelo aprofundamento delas no governo Jair Bolsonaro (PL). E afirma que, a intensificação da luta não foi suficiente para vencer os desafios.

É que, no período mais agudo da pandemia, além de reforçar essa luta, se reinventaram para conseguir vitórias. Usaram, para isso, a Internet para manter a mobilização. “Fizemos lives com o objetivo de esclarecer os aposentados sobre a PEC 32, a alíquota previdenciária, entre outros”, conta.

Elineide Rodrigues, diretora da secretaria, acrescenta outras lutas que, muitas vezes, durante esse período, tiveram de ser travada no campo virtual porque a crise sanitária e a má-gestão dela pelos governos federal e local impediram encontros presenciais. Ela lembra da luta por direitos como a das várias ações de precatórios, do RPV (Requisições de Pequeno Valor), do pó de giz para aposentados(as) mais idosos(as).

“Tivemos também ações que já estão tramitando e que algumas aposentadas e alguns aposentados já estão recebendo os efeitos dessas ações no seu contracheque, como é o caso da GAPED, décimos e quintos – ações de cobrança na Secretaria de Educação”, lembra Elineide.

A diretora Consuelita Oliveira conta que mesmo durante a pandemia essa secretaria realizou cursos de formação com os(as/es) aposentados(as/es) de forma virtual. Maria Solange, professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do DF (SEE-DF) relata, no vídeo, que, durante a pandemia, encontrou no curso virtual dessa secretaria um complemento essencial para seu doutorado.

Criada em 1992, há 30 anos a Secretaria de Aposentados e Aposentadas realiza cursos de informática, de formação sindical, hortas em pequenos espaços e ervas medicinais. “Temos realizado também feiras culturais e temos também o tradicional Baile dos Aposentados, que eu não poderia deixar de mencionar aqui porque é uma atividade muito apreciada pela categoria”, finaliza Sílvia Canabrava.

Confira neste sétimo vídeo da série sobre as secretarias um pouco da história e da relevância da Secretaria para Assuntos de Aposentados na luta sindical e, sobretudo, nos últimos 3 anos.