Sinpro lança vídeo que mostra papel da Secretaria de Formação Sindical

A política de formação do Sinpro-DF é referência no movimento sindical do Brasil e da América Latina. Neste quinto vídeo da série sobre as secretarias do sindicato, a entidade mostra a importância da Secretaria de Formação Sindical na luta da categoria e seu papel imprescindível neste período de pandemia da covid-19.

A secretaria tem uma atuação com professores(as) e orientadores(as) educacionais efetivos(as),  do contrato temporário e também com aposentados(as) da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Durante o ano, ela promove várias atividades, que são fixas e fazem parte da agenda anual do sindicato e também outros eventos complementares ou específicos para formação da categoria.

Não é à toa que o Sinpro-DF representa, com toda segurança, 100% da categoria do magistério público da capital do País e tem destaque no movimento sindical em todo o território nacional e fora dele. Os programas de formação sindical da entidade são baseados nos princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e prezam pela autonomia, independência, liberdade sindical, sindicalismo classista e de base que coloca no centro, principalmente, a formação por local de trabalho.

“É o primeiro sindicato do magistério público do Brasil que possui um projeto político pedagógico, com diretrizes teóricas e de práticas, que é a avaliação quantitativa e qualitativa. A Secretaria de Formação Sindical tem um papel essencial, que é o despertar o pertencimento. Ou seja, eu só me pertenço à categoria se eu me sentir parte”, afirma Luciana Custódio, coordenadora da Secretaria de Formação Sindical do Sinpro.

A secretaria, segundo Luciana, “faz um resgate da história política, ensina como a categoria se organiza enquanto classe trabalhadora, fundada, principalmente nos princípios da luta de classe e nos princípios freireanos”.  Em quase duas décadas, o Sinpro tem intensificado o seu programa de formação e ampliado essa formação. Nos últimos 3 anos, essa intensificação foi reforçada e, durante a pandemia da covid-19, foi ainda mais aprofundada.

No último triênio, Luciana, coordenadora, Meg Guimarães e Jairo Mendonça, diretores, mostraram que a luta em defesa de direitos trabalhistas e de boas condições trabalho para assegurar uma educação pública, gratuita, laica, desmilitarizada, libertária, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada é um desafio diário que exige uma formação sindical atualizada, capaz de enfrentar a mudança dos tempos e as reinvenções do capital com vistas a eliminar direitos e se apropriar das riquezas de nações como o Brasil. Isso foi comprovado durante a crise sanitária do novo coronavírus entre 2020 e 2022.

A secretaria já formou dezenas de turmas básicas e avançadas já concluídas. “Já ofertamos cursos na área da especialização, ou seja, pós-graduação no nível de especialização e agora a gente dá um passo além ao ofertar o curso de mestrado em parceria com a Universidade de Brasília, a UnB, e outras entidades que oferecem esse tipo de formação para que professores e professoras, orientadores e orientadoras educacionais possam atuar no movimento sindical de uma maneira consciente”, informa Meg Guimarães, diretora da secretaria e vice-presidente da CUT no Distrito Federal.

Confira neste quinto vídeo da série sobre as suas secretarias um pouco da história e a importância da Secretaria de Formação Sindical e seu papel fundamental e indispensável na formação da categoria durante a pandemia do novo coronavírus.