Sinpro mostra papel estratégico da Secretaria de Organização e Informática em vídeo

Historicamente, as assembleias do Sinpro-DF eram realizadas na Praça do Buriti presencialmente. Mas a lógica mudou. A pandemia do novo coronavírus obrigou o sindicato a se reinventar. E foi assim que, da noite para o dia, a Secretaria de Organização e Informática produziu conhecimento novo e inventou uma plataforma para assegurar a participação e a intervenção da categoria nas deliberações do sindicato.

É isso mesmo que você leu: o Sinpro produziu conhecimento novo para dar continuidade à luta da categoria na Internet. Isso aconteceu porque a entidade precisou de fazer assembleias e outras reuniões virtuais, manter a mobilização forte e, para isso, precisava garantir a participação de todos, todas e todes. Foi aí que o sindicato reforçou o que já vinha sendo feito ano a ano: aprimorou tanto as atividades da Secretaria de Organização e Informática que criou uma plataforma específica.

“Como fazer a nossa informação chegar ao professor? Com o que o mercado tinha para oferecer não era viável para a gente porque tínhamos especificidades que não existiam em nenhuma plataforma. E foi isso que a nossa informática do Sinpro fez: criou uma plataforma específica para a entidade para se conectar com a categoria”, conta Vanilce Diniz, diretora.

Júlio Barros, coordenador, afirma que no período da pandemia, ela cumpriu um papel estratégico, produziu conhecimento e assegurou a participação da categoria na luta. “Quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia, a nossa secretaria, que é de organização e informática, cumpriu um papel estratégico. Realizamos mais de uma centena de plenárias, fizemos assembleias gerais virtuais online com a categoria”, afirma o diretor.

À cada assembleia, a cada encontro virtual, a secretaria foi adequando e melhorando o seu próprio aplicativo, dando oportunidade de os professores votarem nas propostas virtualmente com segurança. “Essa reinvenção de que estamos falando, aconteceu na prática. As pessoas tiveram de se reinventar enquanto profissionais e o Sindicato dos Professores também teve de se reinventar”, diz Raimundo Kamir.

Confira tudo isso neste oitavo vídeo da série sobre as secretarias que o Sinpro lançou neste mês em que conta pouco da história de cada secretaria da entidade. Neste oitavo vídeo, a entidade conta sobre a relevância da Secretaria de Organização e Informática e da atuação nesses nos últimos 3 anos.

MATÉRIA EM LIBRAS