Atuação da Secretaria de Assuntos Jurídicos é tema de novo vídeo do Sinpro

Dando sequência à série de vídeos sobre atribuições e atuação das secretarias do Sinpro-DF nos últimos três anos, o sindicato lança agora vídeo sobre a Secretaria de Assuntos Jurídicos. Composta pelos diretores Dimas Rocha (coordenador) e Bernardo Távora, a secretaria também contou com o professor Melquisedek Aguiar, o saudoso Mélqui, que faleceu no final de novembro de 2021.

Ao longo dos dois anos de pandemia mais severa, o departamento jurídico do Sinpro realizou cerca de 92 mil atendimentos, e assim como o conjunto da diretoria, precisou se reinventar e se adaptar a um momento em que os encontros presenciais foram desaconselhados. Os atendimentos foram feitos por telefone ou videoconferência, com pontualidade e a mesma dedicação de sempre.

Segundo o coordenador da secretaria, Dimas Rocha, nesse período houve um acréscimo de 9 mil ações relativas à incorporação de gratificações e à devolução de valores que a Secretaria de Educação deixou de cumprir. Também, muitas ações revisionais de aposentadoria, sempre exitosas. O escritório cível, que lida com questões de família, patrimônio, dívidas com sistema bancário, realizou cerca de 12 mil atendimentos nesse período.

O vídeo apresenta depoimento de professoras que utilizaram o serviço. Elas elogiam o compromisso e a atenção da equipe com as pessoas, e contam um pouco das ações que moveram através do sindicato. “Sempre fui bem atendida”, relata a professora aposentada Maria Aparecida, que obteve vitória em ação do vale-alimentação. “As coisas acontecem, e eu confio”, diz a professora aposentada Rosilene de Fátima.

Dimas Rocha destaca que o departamento jurídico do Sinpro cumpriu papel fundamental na luta para que o GDF cumprisse a lei e pagasse sua dívida com a categoria. “A Secretaria de Assuntos Jurídicos atuou e teve êxito em primeira e segunda instância, com parecerem favoráveis do Ministério Público e da Corregedoria”, lembra Dimas.

Assista ao vídeo completo e saiba mais sobre a atuação da Secretaria de Assuntos Jurídicos!