Em vídeo que abre nova série, Sinpro apresenta a Secretaria de Raça e Sexualidade

O Sinpro-DF inicia a apresentação de uma série de vídeos contando um pouco da história de cada secretaria durante o período da atual gestão, que já caminha para seu final. A primeira será a Secretaria de Raça e Sexualidade.

A secretaria é composta pelas professoras Márcia Gilda (coordenadora), Ana Cristina Machado e pelo professor Cláudio Antunes; e tem desenvolvido um trabalho muito importante e cada vez mais enraizado. “A nossa secretaria é imprescindível para construir uma sociedade justa e igualitária. O trabalho é interseccional, oferecendo formação nas escolas, seminários reconhecidos pela Eape, e outras atividades”, conta Márcia Gilda. “Esse trabalho nunca parou, nem em meio à pandemia. Queremos envolver toda a comunidade escolar nessa grande proposta por uma sociedade justa, fraterna e igualitária”, ressalta ela.

A rede pública de educação do DF conta com enorme número de profissionais negros e negras; bem como é negra boa parte dos estudantes. Portanto, combater o racismo é uma tarefa fundamental de todo o sindicato. Da mesma forma, aqueles e aquelas, nas escolas, que integram a comunidade LGBTQIA+ sofrem com a opressão, a exclusão e a invisibilidade. No último dia 19 de abril, como ação da Secretaria de Raça e Sexualidade, foi lançado o coletivo LGBTQIA+, num evento representativo e animado.

No vídeo, você conhece mais sobre as ações, eventos e debates propostos pela secretaria, e de que formas ela contribui para o combate à injustiça e à desigualdade. Em especial, o vídeo aborda os desafios enfrentados nessa área nos últimos três anos, período de duração da atual gestão do sindicato, que manteve seu trabalho em novos moldes durante a pandemia da covid-19.

Nesta edição e nos demais vídeos da série, professores(as) ou orientadores(as) educacionais que atuam nas áreas apresentadas foram convidados para falar de sua experiência ao lado da diretoria na implementação das diversas políticas. Neste primeiro vídeo, nós ouvimos os professores André Lúcio Bento e João Macedo.