O árduo trabalho de oferecer solução para os problemas escolares

banner site marcelaIsaacAcostumado a lidar com problemas e tendo a responsabilidade de oferecer soluções, o pedagogo-orientador educacional se depara com uma série de desafios na trajetória da carreira. Um deles está no próprio ambiente escolar. Segundo o orientador Isaac Tavares de Sousa, a escola é um ambiente muito propício para se detectar problemas e encontrar soluções. “Sabemos que a escola é um local de paz, harmonia, mas nos deparamos com alunos cheios de problemas. A orientação educacional tem a obrigação de oferecer soluções e estabelecer um clima de confiança para alunos, familiares e até mesmo professores”, revela o orientador da Escola Classe 54 de Taguatinga.
Mesmo carregando um papel de vital importância para o aspecto comportamental e de aprendizado do estudante, o profissional da área encontra desafios. Um deles é a falta de compreensão e a dificuldade de diálogo com os familiares dos alunos. Para Isaac, o clima de desconforto é prejudicial para o aprendizado do aluno e principalmente para encontrar e diagnosticar os problemas destes estudantes. “Muitos pais não querem aceitar que a criança tem problema. Eles entregam o papel de educar o filho para a escola, sendo que este papel deve ser dividido entre todos. O orientador tem a função de fazer esta ponte, mas muitas vezes esbarramos nesta incompreensão”.
Para o futuro, o orientador da EC 54 de Taguatinga revela que é preciso mais profissionais nas escolas. Segundo ele, o número ainda é muito pequeno para a quantidade de alunos. “Precisamos enxergar o estudante fora da escola. Vendo além da sala de aula temos condição de encontrar os problemas e oferecer soluções e a autoestima que eles precisam”.
 
Orientador: Isaac Tavares de Sousa
Escola: Escola Classe 54 de Taguatinga
Tempo de magistério: 20 anos
 
Veja mais:
Ser orientador é ter o desafio de articular conflitos
A arte de descobrir talentos e habilidades
Reconhecimento é um dos maiores desafios para os orientadores
Pedagoga vislumbra um futuro melhor para a orientação educacional
Orientadora educacional diz que desafio é trazer a juventude para a escola