A orientação educacional também prepara para a vida

banner site marcela

Maria das Graças2O pedagogo-orientador educacional possui um papel fundamental na vida de um estudante. Além de orienta-lo, o profissional também pode mudar a trajetória de vida de um aluno. Quem analisa é a orientadora do CEF Miguel Arcanjo de São Sebastião, Maria das Graças Santos. “Muitas vezes nos deparamos com alunos tomando um rumo perigoso na vida. A partir do momento que começamos a dialogar com ele e com a família dele, percebemos que muitos conseguem enxergar a vida de outra forma”, comenta a orientadora.
Além do trabalho com os alunos, os orientadores acabam fazendo um acompanhamento com as famílias dos estudantes. Segundo Maria das Graças, este trabalho tem como objetivo fazer com que os pais participem mais do cotidiano escolar de seus filhos. “A partir do momento que dialogamos e temos uma noção da rotina familiar e dos problemas destes estudantes, conseguimos muitos avanços. Trabalhamos a autoestima, a valorização e preparamos um pouco mais para a vida”, comemora.
Mesmo assim o profissional da área ainda é carente de valorização. Segundo a orientadora do CEF Miguel Arcanjo, o mais difícil é fazer com que professores e demais profissionais da escola entendam e reconheçam a importância que o orientador possui. Outro desafio é com relação à aposentadoria. “Somos da carreira magistério, assim como os professores, e nosso maior desafio é em defesa da nossa aposentadoria especial. O professor aposenta com 25 anos e os orientadores com 30 anos. A luta é para aposentarmos com o mesmo período dos professores”.
 
Veja mais:
O árduo trabalho de oferecer solução para os problemas escolares
Ser orientador é ter o desafio de articular conflitos
A arte de descobrir talentos e habilidades
Reconhecimento é um dos maiores desafios para os orientadores
Pedagoga vislumbra um futuro melhor para a orientação educacional
Orientadora educacional diz que desafio é trazer a juventude para a escola