Vacinação de professores é agendada, mas dúvidas sobre retorno seguro às aulas presenciais continuam

Começa neste sábado (26) a vacinação ampla de trabalhadores em educação contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo Governo do Distrito Federal, que reorganizou o Plano de Vacinação da Educação após atraso no processo de imunização da categoria. No anúncio, o governo local também indicou o retorno às aulas presenciais para dia 2 de agosto. Entretanto, questionamentos sobre um retorno totalmente seguro seguem sem ser respondidos e preocupam as/os trabalhadoras/es.

Com a reformulação do Plano de Vacinação da Educação, a imunização contra a covid-19 não será mais feita por etapa de aprendizagem (das creches até o ensino médio), mas por regional de ensino. Segundo informado pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF), a ideia é vacinar 18 mil educadoras/es até segunda-feira (28). Ainda de acordo com a pasta, o restante da categoria será vacinada nos próximos dias, mas ainda não há publicação indicando a data exata da imunização.

Por estarem inseridos nos grupos prioritários, parte dos trabalhadores em educação do DF já iniciaram o processo de imunização contra a covid-19, mas tomaram apenas a primeira dose de vacinas que necessitam do reforço da segunda dose. Para muitos deles, o dia indicado para o retorno às aulas presenciais – 2 de agosto – é anterior à data em que estaria assegurada a imunização completa contra o vírus, ou seja, 15 dias após a aplicação da segunda dose da vacina.

“A questão do desencontro entre a data indicada para o retorno às aulas presenciais e a data da imunização completa de parte da categoria é uma das questões que precisam ser solucionadas pelo GDF, mesmo que a ideia seja de um retorno híbrido. Para além disso, temos que discutir monitoramento da saúde de toda comunidade escolar, controle de fluxo de pessoas para evitar aglomeração, garantia das medidas de segurança sanitária e vários outros pontos que, inclusive, já foram apresentados pelo Sinpro-DF à Secretaria de Educação”, afirma a diretora do Sindicato Rosilene Corrêa. A sindicalista se refere ao documento que reúne 50 pontos a serem debatidos, além de vários questionamentos que precisam ser sanados para o retorno presencial às aulas (veja aqui). 

Programação

A Secretaria de Educação do DF publicou, nesta sexta-feira (25), em seu site, listas indicando dia e local de vacinação de trabalhadores/as em educação (acesse aqui). As/os profissionais também receberão um email da escola que atuam, com as mesmas informações. Após verificar o nome, a/o trabalhadora/or em educação deverá comparecer ao posto de saúde indicado, entre 9h e 17h, na data marcada. Serão disponibilizados cinco postos de vacinação: Sesc Ceilândia, Taguaparque, Uniplan Águas Claras Parque da Cidade – estacionamento 12 e Torre de TV.

Estão inseridos nas listas publicadas pela SEEDF inclusive trabalhadoras/es em que já poderiam estar vacinados por fazerem parte de algum grupo prioritário, mas que, por algum motivo, ainda não se imunizaram. Só não estão contemplados nas listas aquelas/es que já se vacinaram contra a covid-19.

Veja o calendário realizado pela Secretaria de Educação:

Fonte: Secretaria de Educação do DF

 

As regionais de Ceilândia, Gama, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto ainda não foram contempladas no calendário disponibilizado pelo GDF. Segundo a SEEDF, elas “serão convocadas nos próximos dias”. Também não estão no calendário de vacinação da SEEDF as CREs, a Sede e a Eape. Todas as vacinas disponibilizadas às/aos trabalhadoras/es em educação das escolas públicas neste novo formado do Plano de Vacinação da Educação são da Janssen.

Sem medo

Nos últimos dias, a diretoria do Sinpro-DF recebeu mensagens de professoras/es questionando a segurança da vacina Janssen. O mesmo receio também foi registrado em comentários nas redes sociais do Sindicato. Isso porque a vacina teve a data de validade estendida pela Anvisa.

Segundo o infectologista Julival Ribeiro, coordenador do Núcleo de Controle de Infecção do Hospital de Base do Distrito Federal, “uma vez que está sendo recomendada pela Anvisa, é seguro tomar a vacina da Janssen”. “A Anvisa é um excelente órgão regulatório que temos no Brasil. Por isso, se a Anvisa deu ok para o uso dessas doses, está dentro das normas sanitárias”, disse em entrevista exclusiva ao Sinpro-DF (leia aqui). O material traz a resposta para várias outras dúvidas da categoria sobre as vacinas e a vacinação contra a covid-19.