ENTREVISTA | Infectologista tira dúvidas sobre vacinação contra covid-19

Dúvidas e receios quanto às vacinas e à vacinação contra a covid-19 surgem diariamente. O processo é multifatorial: desinformação – as chamadas fake news –, ausência de uma campanha governamental sólida em defesa da vacinação, além dos discursos negacionistas e obscurantistas do presidente da República são alguns dos motores para o crescimento dos questionamentos sobre a única forma de brecar o vírus que já matou mais de meio milhão de pessoas no Brasil.

Diversas perguntas vêm sendo feitas por professoras/es e orientadoras/es educacionais diretamente à diretoria do Sinpro-DF ou registradas nos comentários das redes sociais do Sindicato. Para atender a demanda da categoria – que exprime também uma necessidade levantada pela sociedade de forma geral –, o Sinpro-DF reuniu todos os questionamentos e realizou uma entrevista exclusiva com o infectologista Julival Ribeiro, coordenador do Núcleo de Controle de Infecção do Hospital de Base do Distrito Federal.

Dr. Julival Ribeiro | Foto: Davidyson Damasceno

 

PROFESSORES – Já tenho a idade indicada para me vacinar contra a covid-19, mas tenho medo de tomar qualquer vacina. Qual seria a mais indicada?

DR. JULIVAL RIBEIRO – Se chegar a sua vez de tomar a vacina segundo os critérios de prioridade, que é determinado pelo governo federal ou governo local, você deve ir se vacinar. Qualquer vacina é indicada: Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen; qualquer uma delas, você pode tomar. As vacinas são eficazes e seguras. Portanto, ao chegar ao posto ou centro de saúde, tome a vacina que tiver naquele momento.

 

PROFESSORES – O GDF não dá a garantia de que só determinará a volta às aulas presencias após professores tomarem as duas doses da vacina contra a covid-19. Sei que tem uma vacina no mercado, a Janssen, dos EUA, que atinge o seu percentual de imunização com apenas uma dose. Neste caso, eu, que já tenho idade para me vacinar, devo esperar a Janssen ou já ir ao posto de saúde e tomar a que tem?

DR. JULIVAL RIBEIRO – Como disse antes: se já tiver dentro dos critérios de prioridade, vá ao posto e se vacine. É importante lembrar que a vacinação só estará completa, no caso das vacinas que exigem duas doses, 15 dias após a segunda dose; somente depois disso você estará imunizado. Quanto à vacina da Janssen, é verdade, ela só necessita de uma dose, e depois de 15 dias você estará imunizado. Vale salientar que nenhuma vacina no mundo inteiro tem 100% de eficácia, ou seja, mesmo a pessoa tomando as duas doses da vacina, ela pode adquirir a covid-19. Entretanto, a grande arma da vacina é que, após as duas doses, mesmo contraindo a covid, o quadro desenvolvido é geralmente leve, não precisa de hospitalização e nem vai desenvolver caso grave, hospitalizações ou necessidade de ir para uma Unidade de Terapia Intensiva. Isso é muito importante a sociedade saber.

 

PROFESSORES – Corro risco de morte caso eu volte às aulas presenciais com apenas uma dose de uma vacina que exige duas doses para imunizar contra a covid-19?

DR. JULIVAL RIBEIRO – Somente a Janssen exige apenas uma única dose para imunização total. Após essa primeira dose, contando acima de 14 dias, você está protegido. Para as outras vacinas – Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Moderna – tem que tomar duas doses para estar totalmente protegido. É claro que, na primeira dose das vacinas que exigem duas doses, você já terá alguma proteção, mas a proteção total só ocorre após a segunda dose.

 

PROFESSORES – A Anvisa ampliou o prazo de validade da vacina Janssen. Mas vi que tiveram estados que precisaram revacinar pessoas que receberam o imunizante fora do prazo de validade? Existe alguma comprovação de que a Janssen, que teve prazo de validade ampliada, funcione? Quais os critérios pra estabelecer a validade de uma vacina? Estou preocupada.

DR. JULIVAL RIBEIRO – A Anvisa é um excelente órgão regulatório que temos no Brasil. Por isso, se a Anvisa deu ok para o uso dessas doses, mesmo aumentado o prazo de validade, fique tranquilo, pois está dentro das normas sanitárias. Da mesma maneira, a gente ficou sabendo que a Pfizer tinha que armazenar (o imunizante) inicialmente a -70 graus, depois isso também mudou; no mundo inteiro isso foi aprovado. Portanto, uma vez que está sendo recomendada pela Anvisa, é seguro tomar a vacina da Janssen.

 

PROFESSORES – Tomei a primeira dose da vacina AstraZeneca. Posso completar a imunização tomando a Janssen ou tenho que esperar a data da segunda dose da AstraZeneca?

DR. JULIVAL RIBEIRO – Todos os estudos que foram feitos no mundo mostram que, se você tomou a primeira dose da AstraZeneca, deve completar com o mesmo fabricante. A mesma coisa para a Coronavac, para a Pfizer; só a Janssen tem uma dose única. Pode ser que isso ocorra no futuro, mas por agora, não existe nenhum estudo no mundo que indique o contrário. Ou seja, o recomendado é tomar as duas doses do mesmo fabricante.

 

PROFESSORES – É verdade que a Pfizer causa acúmulo de nanopartículas no organismo, que podem até levar à infertilidade ou gerar câncer?

DR. JULIVAL RIBEIRO – Todas as vacinas são eficazes e seguras. Existem muitas fake news por aí sobre a Pfizer, falando que vai alterar DNA, que as pessoas vão se tornar inférteis. Não existe nada disso. Nenhuma vacina dessa tem vírus vivos. As vacinas estão usando tecnologias diferentes, mas todas elas são seguras e eficazes. Temos que acabar com essas fake news. A melhor arma que a gente tem para se prevenir contra a covid-19 é se vacinar.

 

PROFESSORES – Estou grávida e quero saber qual vacina devo tomar?

DR. JULIVAL RIBEIRO – Hoje o mundo inteiro está vacinando gestantes e puérperas, pois são grupos de risco, ou seja, têm chances maiores de desenvolver covid-19 grave se forem infectadas. Grávidas e puérperas podem tomar qualquer uma das vacinas disponíveis: Janssen, Coronavac, AtraZeneca, Pfizer. Essas vacinas estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo inteiro em gestantes e puérperas, e não houve qualquer estudo ou caso que mostrasse alteração na gravidez ou no bebê.

 

PROFESSORES – Já tenho idade para me vacinar contra a covid-19. É obrigatório tomar a vacina?

DR. JULIVAL RIBEIRO – O conselho que nós damos como profissionais de saúde é que a vacina foi um dos maiores benefícios descobertos pela ciência. Portanto, ao se vacinar, a gente previne doença, seja para gripe, sarampo, rubéola e tantas outras. Estamos vivendo uma pandemia, e vemos todos os dias a gravidade dela. Então, no momento, a melhor arma que nós temos é se vacinar. Por isso eu digo: a vacina não é obrigatória, mas vejo que, se vacinando, você não só se protege, mas protege as outras pessoas, sobretudo determinados grupos que ainda não podem se vacinar.

 

PROFESSORES – Posso ingerir bebida alcoólica antes e/ou após me vacinar contra a covid-19?

DR. JULIVAL RIBEIRO – A bebida alcoólica sempre deve ser ingerida com moderação. Mas a ingestão de bebida alcoólica antes ou depois de vacinar não causará nenhuma alteração. A vacina vai apenas estimular o sistema imunológico para gerar anticorpos e nos proteger do coronavírus, caso se venha desenvolver a infecção.

 

PROFESSORES – É verdade que quem já está totalmente imunizado não pega e nem transmite a covid-19?

DR. JULIVAL RIBEIRO – É importante alertar que, mesmo as pessoas vacinadas com as duas doses devem usar mascas cobrindo nariz e boca, fazer a higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações. Volto a repetir: mesmo após as duas doses da vacina é possível contrair e transmitir a covid. Entretanto, a grande arma para o vacinado, é que o quadro (de covid-19) se desenvolve geralmente de maneira leve, sem precisar de hospitalização, de ir para a UTI.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS