Superlotação de salas de aula se agrava ano após ano no DF

Além da dengue, a superlotação das salas de aula é uma situação endêmica em todo o distrito Federal. Não há uma regional de ensino que não esteja enfrentando excesso de estudantes em suas salas de aula. A superlotação das salas de aula é um problema que vem aumentando ano após ano. Neste ano letivo de 2024, tampouco se vislumbra, por parte do governador Ibaneis Rocha, alguma iniciativa para resolver o problema da superlotação das escolas da rede distrital. Continuamos com aumento no número de alunos por sala de aula em até 60% do recomendado pelo PDE, com crianças e jovens amontoados em espaços mal ventilados.

O Sinpro intensifica a luta contra a superlotação nas salas de aula. Convidamos professores e professoras (efetivos(as) e do contrato temporário), além de orientadores(as) educacionais a, juntos, denunciarmos o descaso de Ibaneis e Hélvia com a educação, em mais uma etapa de sua campanha.

Foram confeccionadas placas para denunciar a superlotação nas salas de aula. Solicite à diretora ou ao diretor do Sinpro que atende a sua escola uma placa, escreva com pincel de lousa o número ideal de alunos da sua turma e quantos existem de fato. Tire uma foto da placa presa perto da porta da sua sala de aula e envie a imagem (com o nome da escola, regional, e a turma em que você leciona) para imprensa@sinprodf.org.br

Se preferir, você pode baixar o PDF desse cartaz no link abaixo:

Baixe o PDF aqui

“Deveria haver 28 crianças matriculadas na minha turma de primeiro ano, mas eu estou com 31 alunos. São crianças de 6 anos, em fase de transição, acabaram de chegar da educação infantil. O processo de adaptação delas é mais demorado. Não é possível abarrotar uma turma de primeiro ano Fundamental”, reclama a professora Ana Paula Aguiar, da EC 01 do Lago Sul.

Basta de descaso! Reduzir o número de estudantes por turma e encaminhar com urgência as nomeações do concurso de 2022 é fundamental para fortalecer a escola pública! A qualidade do ensino para investir no futuro das nossas crianças e adolescentes depende disso!

Veja aqui a série de reportagens sobre a superlotação das salas de aula da rede distrital de educação

1- QUANTOS ALUNOS TEM NA SUA SALA? BASTA DE SUPERLOTAÇÃO!

2- FALTA DE PLANEJAMENTO GERA CUSTOS FUTUROS

3- A PERIFERIA DE BRASÍLIA É A QUE MAIS SOFRE COM O DESCASO DE IBANEIS

 

MATÉRIA EM LIBRAS