Sinpro-DF garante diminuição do número de estudantes por orientador educacional

Pauta histórica do Sinpro, a mudança na modulação para orientadores(as) educacionais teve avanço em reunião entre a Comissão de Negociação do Sindicato e a Secretaria de Educação (SEDF), nessa quinta-feira (23/12). Depois de mais de sete horas de discussão, o número de estudantes por orientador(a) foi reduzido, o que impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde desses profissionais.

Com a alteração, será destinado um(a) orientador(a) educacional para cada 680 estudantes (a portaria anterior estipulava 1 para cada 800 estudantes).

>> Leia também: A EDUCAÇÃO PÚBLICA PEDE SOCORRO: CONCURSO PARA ORIENTADOR EDUCACIONAL JÁ 

“Ainda não é o ideal, mas já é um importante avanço”, avalia Cléber Soares, da Comissão de Negociação. Ele lembra ainda que a discussão sobre orientadores(as) que atuam no Centros Interescolares de Línguas (CIL) não foi finalizada, por falta de acordo entre Sinpro e SEDF.

Segundo a diretora do Sinpro Berenice D’Arc, “o aumento de coordenadores tem sido uma luta histórica do Sinpro, entendendo a necessidade e a especificidade de cada escola”.

Também foi garantido aos (às) orientadores(as) educacionais a formação pela EAPE alternando com os dias de coordenação realizada na regional, quinzenalmente.

Essa reunião com a SEDF ocorre um dia depois do encontro onde se negociou a manutenção das salas de recurso.

EAPE

Na reunião dessa quinta-feira (23/12), a Comissão de Negociação do Sinpro-DF e a SEDF firmaram o entendimento de que professores(as) que atuam na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) participem da escolha de turma, com garantia do exercício na unidade escolhida.

Antes da negociação protagonizada pelo Sinpro-DF, o(a) professor(a) que atuava como formador(a) na EAPE ficava com lotação na regional de ensino, mas sem garantia de exercício na unidade escolar que atuava quando do retorno da condição de formador/a.

 

Pedagogos e Psicólogos da EEAA

O quantitativo de Pedagogos e Psicólogos que atuam nas Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) foi mantido conforme o estabelecido na portaria nº 14 de 11 de janeiro de 2021).

Entretanto, houve o compromisso da Secretaria de Educação de discutir a ampliação desse quantitativo a partir do diagnóstico realizado junto às unidades escolares e do diálogo que o Sinpro-DF desenvolverá com os(as) profissionais dessa área.

 

Outros pontos

Durante a reunião, a comissão de negociação pontuou a necessidade de que a SEDF tenha uma melhor organização para iniciar desde o início do ano letivo as discussões sobre as portarias. Mais uma vez, o sindicato cobrou da SEDF a realização de uma reunião para debater a estratégia de matrícula de 2022. A subsecretária da Sugep, Ana Paula de Oliveira Aguiar, informou que pretende publicar as portarias completas de distribuição de turmas e atuação até o final da primeira quinzena de janeiro.

Algumas questões tratadas durante o debate não resultaram em consenso, o que aponta para a necessidade de permanente mobilização para aprimoramentos de todas as portarias que impactam diretamente na vida e nas condições de trabalho de nossa categoria.

 

Reportagem: Vanessa Galassi e Letícia Sallorenzo