Sinpro cobra da SEDF manutenção das salas de recurso

A Comissão de Negociação do Sinpro realizou reunião com a SEDF nesta terça-feira, 21/12, para tratar a questão das salas de recurso, diante de várias denúncias recebidas de que a SEDF estaria encaminhando o fechamento indiscriminado dessas salas.

Pela Secretaria, participaram do encontro a secretária Hélvia Paranaguá; o secretário executivo Denílson da Costa; e as subsecretárias de educação básica, Solange Foizer; de educação inclusiva e integral, Vera Lúcia Ribeiro de Barros; de planejamento, acompanhamento e avaliação, Mara Gomes; e de gestão de pessoas, Ana Paula de Oliveira Aguiar.

Hélvia foi enfática em afirmar que não houve nem haverá orientação da SEDF para o fechamento das salas de recurso. O que está ocorrendo, segundo a secretária, é uma adequação dessas salas a partir da verificação da habilitação e da aptidão dos profissionais que atuam nestes locais.  Ela afirmou ainda que o levantamento da SEDF apontou a atuação de profissionais “sem a devida aptidão ou habilitação, ou salas sem um número mínimo de estudantes”, mas reiterou: não proporá nenhum fechamento ou alteração na constituição de salas de recurso sem negociação com o Sinpro. 

A Comissão de negociação do Sinpro deixou bem clara a necessidade não só de manter o número de salas de recurso disponíveis no ensino do DF, como também retomar a discussão sobre critérios para constituição dessas salas.

Neste sentido, a comissão pontuou a necessidade de realizar urgentemente a discussão sobre estratégia de matrícula e portaria de distribuição de turmas, além de antecipar as discussões, em 2022, sobre portarias de remanejamento, aptidão, etc. Mais uma vez a comissão cobrou a retomada da mesa de negociação sobre as questões financeiras que envolvem o conjunto da categoria.

 

Análise de aptidões

Quanto aos e às profissionais atuantes nas salas de recurso, houve um processo de análise de aptidões desse pessoal ainda no segundo semestre de 2021 para quem desejasse trabalhar em setores especiais (ensino especial e salas de recursos), e haverá outro processo no início de 2022.

A Comissão de negociação lembrou aos membros da SEDF que quem representa a categoria é o Sinpro, por meio de sua Comissão de Negociação, e por isso solicitou que todos os processos (remanejamento, matrícula, aptidão, portarias) sejam feitos com antecedência, para que nossa categoria possa se programar e se preparar – a SEDF comprometeu-se a negociar todos os processos com o Sinpro.