Professora da rede pública do DF ganha prêmio FAC Mulher, da Secretaria de Cultura

A professora Luciany Osório, que desde 2017 atua na Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação de Brazlândia – atualmente lotada no CEM 02 -, recebeu o prêmio FAC Mulher da Secretaria de Cultura. O reconhecimento se deu pela trajetória e contribuição da professora para o desenvolvimento da arte e da cultura no Distrito Federal.

O interesse de Luciany pela produção cultural surgiu em 2018, quando ela desenvolveu um projeto com seus alunos-artistas que resultou na exposição coletiva Diáspora – Sentir o Outro. De lá pra cá, foram muitos projetos culturais pensados em função do trabalho de potencialização das habilidades de seus estudantes.

Em 2020 e 2021, durante o período de ensino remoto que tomou lugar por conta da pandemia da covid-19, o Projeto Conexão Artística, realizado com estudantes do atendimento de Altas Habilidades de 12 das 14 regionais de ensino, levou a professora a cursar mestrado em Artes Visuais pela UnB. Sua pesquisa era baseada na análise dos desdobramentos poéticos produzidos por seus alunos-artistas durante o projeto. Daí em diante, os projetos de Luciany extrapolaram os limites da SEEDF e se voltaram para um público mais amplo – sem excluir os jovens das escolas públicas do DF e de outros estados.

Em 2022, o projeto Conexão Artística recebeu o Prêmio Conectando Saberes, da Fundação Lemann, sendo reconhecido como uma das 10 melhores práticas de ensino do país em 2021.

>>> Saiba mais: PROJETO CRIADO PELA SALA DE ALTAS HABILIDADES DE BRAZLÂNDIA RECEBE PRÊMIO CONECTANDO BOAS PRÁTICAS 2021

Seu projeto mais recente, realizado em parceria com Artur Cabral, o Arte no Totem já levou duas web-exposições que problematizam questões ligadas ao Cerrado, a escolas de Brazlândia, Gama e Goiânia.

>>> Saiba mais: ARTE NO TOTEM PERCORRE ESCOLAS DO GAMA
>>> Saiba mais: DIA NACIONAL DO CERRADO: ESCOLAS DE BRAZLÂNDIA RECEBEM WEB-EXPOSIÇÃO

Por projetos como esses e tantos outros realizados ao longo dos últimos 6 anos, Luciany Osório recebe, juntamente com outras mulheres fazedoras de arte, o Prêmio FAC Mulher no último dia 8 de novembro, em cerimônia no Cine Brasília.

O Sinpro-DF parabeniza a professora e destaca que os profissionais de educação da rede pública são motivo de orgulho do Distrito Federal!