Projeto criado pela sala de altas habilidades de Brazlândia recebe prêmio Conectando Boas Práticas 2021

Criado pela professora de artes Luciany Osório, o projeto de ensino Conexão Artística ganhou o prêmio Conectando Boas Práticas 2021, sendo apontado entre as 10 melhores práticas de ensino inscritas nesse ano na categoria professor(a). O projeto teve início em Brazlândia, e logo se estendeu a outras regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal, alcançando 12 das 14 RAs.

Luciany é professora da sala de talento artístico da sala de recursos de altas habilidades/superdotação de Brazlândia. Segundo ela, o Conexão Artística foi concebido para democratizar o acesso à arte num período em que as escolas estavam fechadas, bem como centros culturais e galerias de arte. O projeto se dirige a estudantes e professores(as) da sala de altas habilidades, da área de talento artístico, e, entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, promoveu 14 encontros virtuais com artistas reconhecidos de várias partes do Brasil e do exterior. O primeiro encontro foi com o fotógrafo Ricardo Stuckert.

“Os artistas falam sobre suas técnicas, trajetórias e dão dicas, e tudo isso contribui para ampliar o repertório cultural e imagético dos(as) estudantes”, explica Luciany. “O projeto promove uma interação direta com o(a) artista no ambiente virtual, onde foi possível visitar ateliers, participar de palestras e oficinas”, completa ela.

Um objetivo fundamental da iniciativa era incentivar a prática artística no período de isolamento. O objetivo foi alcançado com sucesso: as e os estudantes vinculados ao projeto em Brazlândia produziram 196 obras nesse período, com linguagens, técnicas e estilos artísticos variados.

O Conexão Artística se tornou também objeto da pesquisa de mestrado de Luciany, a partir do resultado positivo alcançado junto aos e às estudantes. Boas práticas em educação criadas no DF que se tornam referência para todo o país!

O prêmio

O prêmio Conectado Boas Práticas é uma iniciativa da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann e secretarias de educação de todo o país, com o objetivo de reunir iniciativas pedagógicas que tiveram um impacto positivo nas escolas em que foram colocadas em prática e valorizar o trabalho dos educadores e educadoras.

Em 2021, a rede Conectando Saberes recebeu a inscrição de 553 práticas de 243 cidades de todos os estados e regiões do país nas categorias: Professor(a), Coordenador(a) e Diretor(a) Escolar.

Sem Voz, 2020. Linha sobre papel. Obra da aluna Nubia Vasques em resposta ao encontro com a artista plástica Fernanda Pacca.
Digo que lutei pelas dores, 2020. Aquarela sobre papel. Maria Clara Nogueira. Obra em resposta ao encontro com o artista plástico Jefferson Medeiros.
Natural, 2020. Aquarela e nanquim sobre papel. Luana Cavalcante. Obra em resposta ao encontro com o artista plástico Denilson Baniwa do Amazonas.
Confinado, 2020. Registro de performance. Hudson Freitas. Obra em resposta ao encontro com a artista visual Charly Techio de Curitiba.