Arte no Totem percorre escolas do Gama
Após ser recebido por escolas públicas de Brazlândia durante a III Semana Integrada do Cerrado, a web-exposição Arte no Totem percorre escolas do Gama. O projeto traz desenhos, pinturas, esculturas, objetos, fotografias, videoartes, performances, gravuras e instalações que dialogam com questões ambientais e culturais relativas ao Cerrado.
A primeira escola do Gama a receber a web-exposição foi a CED Casa Grande. Lá, o Arte no Totem chegou nessa terça-feira (26). Em seguida, a partir do dia 28, serão os alunos e as alunas do CED 06 do Gama que terão acesso aos materiais. Ainda na cidade, de 29 de setembro a 7 de outubro, a exposição Arte no Totem ficará no hall da administração local, em desfile que comemora o aniversário do Gama.
Com curadoria da professora da rede pública de ensino Luciany Osório e de Artur Cabral, do Medialab UnB, a web-exposição traz as mostras “Rebrota” e “Regime de Fogo” que, juntas, agrupam o trabalho de mais de 60 artistas de todo o Brasil. Entre eles, jovens artistas e nomes conhecidos, como o de Ricardo Stuckert.
“É disponibilizado um totem no centro do pátio das escolas. Nele, os estudantes poderão acessar as exposições, os artistas, a biografia; ler o texto curatorial das obras”, explica Luciany Osório.
Pela qualidade e inovação da exposição, o Arte no Totem irá também para a o Instituto Federal de Goiás, nos dias 18 e 19 de outubro. “A exposição será visitada por estudantes do estado inteiro”, diz professora Luciany.
A ideia dos idealizadores da web-exposição é levar a proposta a todo DF e o Brasil. Entretanto, o projeto é realizado com recursos próprios. “A gente, por enquanto, não tem nenhum tipo de financiamento. Então, a gente depende de parcerias para poder levar a exposição para outros espaços”, explica Luciany Osório.
Para a recepção do projeto Arte no Totem é necessário apenas que a escola forneça acesso à internet wi-fi ou cabeada. O totem ficará instalado em cada escola por um período de dois dias. Mais informações acesse http://www.medialab.unb.br/index.php