Escola de Samambaia incentiva alunos a tirar o título de eleitor

O CEM 304 de Samambaia é mais uma escola da rede pública do DF que está incentivando os alunos de 15 a 17 anos a tirarem o título de eleitor. A ideia faz parte de um projeto da professora de filosofia e sociologia do ensino médio, Fabiana do Carmo Mendes, para estimular os alunos a ocupar os espaços de cidadania.

“Temos alunos que não têm acesso à Internet, ou se atrapalham com os procedimentos online. Eu venho com eles à biblioteca da escola, e os ajudo a preencher os dados no site do Tribunal Superior Eleitoral”, explica a professora.

Fabiana conta que, além de tirar o título, os alunos aprendem sobre os Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário), seu papel e sua importância, Estado Democrático de Direito e todas as informações que contribuem para a cidadania dos estudantes.

Esses conhecimentos serão aplicados dentro da própria realidade da escola. Tal qual na Polivalente, os alunos serão instados a realizarem um processo eleitoral na escola para a criação de um grêmio estudantil. A ideia é que o processo eleitoral do grêmio do CEM304 de Samambaia ocorra em agosto. “Vamos tentar pedir ao TRE-DF a cessão de urnas eletrônicas para realizarmos nosso pleito”, conta a professora.

Fabiana já perdeu a conta de quantos alunos ajudou a tirar o título, “mas é algo entre 50 e 100 estudantes”. E que uma de suas maiores preocupações é debelar a disseminação de Fake News entre os estudantes. “Muitos estudantes tratam como verdadeiras histórias absurdamente torpes”, explica a professora.

Prof. Fabiana ajuda a aluna Letícia a se cadastrar como eleitora no site do TSE, na biblioteca do CEM 304 de Samambaia

Ideia! Votar é massa!

O Sinpro está com a campanha “Ideia! Votar é massa!” para incentivar os jovens de 15 a 17 anos a tirarem o título de eleitor. O sindicato entende que em outubro o povo brasileiro terá a oportunidade de mudar os rumos do país por meio do voto nas urnas eletrônicas. Sabemos que, nas próximas eleições, cada voto será decisivo para que o Brasil volte a ser o país da alegria, e para isso o voto da juventude será determinante neste processo.

“A juventude é uma das principais prejudicadas com a política aplicada atualmente no Brasil. Os jovens perderam a perspectiva de futuro: desemprego e perda de direitos, destruição do meio ambiente, sucateamento da educação e de todos os serviços públicos. É este o cenário imposto aos jovens. Por isso, votar é um ato de resistência e também de esperança em dias melhores”, afirma o coordenador da pasta de Políticas Sociais do Sinpro-DF, Hamilton Caiana.

A campanha de incentivo ao cadastramento é também uma campanha do TSE, que tem o intuito de fazer com que os cidadãos tirem o título (processo que, neste ano, é 100% online) para exercer a cidadania e participar de forma democrática nas decisões do país.

“Entendemos que é papel da escola, como espaço de educação e de formação dos cidadãos, trabalhe temas como este para que os alunos entendam, o quanto antes possível, a importância de ter responsabilidade perante a sociedade”, explica o diretor do Sinpro Carlos Maciel.