CAMPANHA INCENTIVA JOVENS DE 16 E 17 ANOS A TIRAR TÍTULO DE ELEITOR

Em outubro, o povo brasileiro terá a oportunidade de mudar os rumos do país por meio das urnas eletrônicas. Nas eleições de 2022, cada voto será decisivo para que o Brasil volte a ser o país da alegria. E a juventude é determinante neste processo. Por isso, está no ar a nova campanha do Sinpro-DF “Ideia! Votar é massa”, que incentiva jovens de 16 e 17 anos a tirar o título de eleitor e fazer a diferença no processo eleitoral.

“A juventude é uma das principais prejudicadas com a política aplicada atualmente no Brasil. Os jovens perderam a perspectiva de futuro: desemprego e perda de direitos, destruição do meio ambiente, sucateamento da educação e de todos os serviços públicos. É este o cenário imposto aos jovens. Por isso, votar é um ato de resistência e também de esperança em dias melhores”, afirma o coordenador da pasta de Políticas Sociais do Sinpro-DF, Hamilton Caiana.

Durante a campanha, o Sinpro-DF desenvolverá peças de comunicação que mostrarão os porquês da importância da participação da juventude nas eleições de 2022, além de explicar o passo a passo de como tirar o título de eleitor, como conhecer candidatos(as) e como votar.

Falta muito
No ranking das 27 unidades federativas do Brasil, o Distrito Federal é o nono pior na contagem final da emissão de títulos realizados durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral de 14 a 18 de março de 2022. Segundo o TSE, neste período, foram emitidos 1.338 títulos para jovens do DF com 15 a 18 anos. Quem mais se engajou na campanha foi São Paulo, com 18.186 títulos emitidos.

Ainda segundo o TSE, cerca de 10% dos jovens de 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor neste ano: o pior percentual nos últimos 30 anos.

Rumo certo
Jovens de 15 anos de idade que terão completado 16 no dia 2 de outubro e jovens até 18 anos poderão emitir título de eleitor até o dia 4 de maio.

Todo processo de solicitação poderá ser feito pela internet.

Veja o passo a passo:

1 – Acesse o sistema TítuloNet (https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento) , no site do TSE

2 – Informe a Unidade Federativa (UF) em que reside e, em seguida, envie:
• Uma foto (selfie) segurando um documento de identificação;
• Foto do comprovante de residência atualizado
• Para os meninos com mais de 18 anos, o certificado de quitação de serviço militar

3 – Clique em “título de eleitor” e selecione a opção “não tenho” para prosseguir.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado pelo link https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento

 

MATÉRIA EM LIBRAS