Como traduzir ações diárias e experiências em educação de qualidade
A importância da organização do trabalho pedagógico no projeto educacional e a necessidade do trabalho conjunto entre os(as) atores(as) presentes no chão da escola são pontos cruciais na busca por uma educação de qualidade. A questão foi debatida nessa quinta-feira (6/2), no segundo dia da Semana Pedagógica do Sinpro, na parte da noite.
Com o tema “Organização do trabalho pedagógico para o início do ano letivo”, as professoras Camilli de Castro, Rosimeire Dutra e Valdirene Reis, três profissionais com mais de 20 anos de experiência na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), mostraram que é possível traduzir ações diárias e experiências em uma educação de qualidade.
Criadoras do Canal Pedagógico professoras e professores em movimento, as educadoras mostraram a importância de ampliar os horizontes, desenhar processos, projetos e práticas pedagógicas; construir soluções, reconhecer potencialidades e, principalmente, valorizar a qualificação da atuação docente. Os pontos são ferramentas necessárias para a organização do trabalho pedagógico no projeto educacional.
Especialista em gestão educacional e professora aposentada da rede pública do DF, Valdirene Reisenfatizou que a participação da categoria nas discussões é fundamental. “Ao passo que a escola perde os espaços pedagógicos, os professores perdem espaço nos debates, e as escolas, na emancipação dos estudantes. Só com intencionalidade conseguiremos chegar ao fomento para o alcance das nossas metas. A escola poder deixar de ser um espaço de silenciamento e exclusão quando começarmos a movimentar e coletivizar o nosso saber.”
Camilli de Castro, doutoranda na Universidade de Brasília (UnB) e professora dos Anos Iniciais na SEEDF desde 2005, disse que conhece as fragilidades e potencialidades dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, motivo que a levou a propor uma nova visão sobre a Semana Pedagógica. “Este (Semana Pedagógica) é o momento que trazemos o coordenador, o supervisor e toda a categoria para discutir o trabalho pedagógico. O acompanhamento pedagógico sistemático deve ser coordenado pelo supervisor e coordenador pedagógico, com a participação efetiva dos demais professores. Deve ser entendido como um ciclo de ações contínuas e permanentes que permearão toda a organização do trabalho pedagógico.”
Rosimeire Dutra, psicóloga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) desde 1999 e, atualmente, em atuação na EEAA da Escola Classe 64 de Ceilândia, lembra que a escola não é somente um local de desenvolvimento para estudantes, mas, também, para professores(as), orientadores(as) educacionais, coordenadores(as), servidores(as) e colaboradores(as). “É preciso traçar os rumos, as competências que podemos desenvolver para determinada função. As relações que se estabelecem no ambiente de trabalho podem ser potencializadoras ou não. Na escola, tentamos fazer isto de uma forma que cada profissional tenha clareza do seu papel, se vendo como um sujeito de desenvolvimento. Teremos assim uma chance maior de ofertarmos uma educação realmente de qualidade.”
A importância do engajamento no fazer pedagógico
O engajamento e união da categoria no fazer pedagógico é fundamental para o sucesso do ensino. Se um(a) professor(a) chega com uma proposta e não acessa os sujeitos de uma unidade escolar, sem o engajamento dos(as) colegas nesta construção, não vai impactar o ensino naquela instituição escolar.
“Quando falamos de desenvolver competências, é preciso falar de planejamento. O planejamento individual pode ser pouco, mas ao fazê-lo de forma coletiva, conseguimos superar desafios, dúvidas e incertezas. Tudo fica mais produtivo quando pensamos que um projeto não é de um professor, mas de um conjunto de educadores, constatamos um processo plural, rico, carregado de práticas pedagógicas diversas”, ressalta o diretor do Sinpro Cláudio Antunes.
Canal pedagógico
O canal pedagógico foi criado como meio de troca, colaboração, coprodução e compartilhamento entre pessoas que atuam na educação.
Com vários anos de atuação na rede pública de ensino do Distrito Federal, Camilli de Castro, Rosimeire Dutra e Valdirene Reis se juntaram com o objetivo de contribuir para que professores(as) e profissionais da educação possam ampliar horizontes, desenhar processos, projetos e práticas pedagógicas, construir soluções, reconhecer potencialidades e principalmente qualificar a atuação docente.
O “Canal” surgiu como uma iniciativa inovadora idealizada por três profissionais com mais de 20 anos de experiência na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Este projeto é a materialização de um compromisso com a formação continuada dos(as) educadores(as), oferecendo um espaço dinâmico e colaborativo para o compartilhamento de conhecimentos e práticas pedagógicas efetivas.
Semana Pedagógica do Sinpro
A Semana Pedagógica do Sinpro é fundamental para fortalecer a formação continuada dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, bem como para promover práticas inovadoras e alinhadas com as necessidades dos(as) estudantes. O evento vai até esta sexta-feira (7/2), na sede do sindicato.
Veja a programação completa AQUI
Também é possível acompanhar a Semana Pedagógica do Sinpro pelo Youtube do sindicato.
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