Semana Pedagógica do Sinpro começa nesta quarta-feira (5/2)

Fundamental para fortalecer a formação continuada dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, bem como para promover práticas inovadoras e alinhadas com as necessidades dos(as) estudantes, a Semana Pedagógica do Sinpro começa nesta quarta-feira (5/2) e vai até sexta-feira (7). A atividade será no Auditório Paulo Freire, na sede do Sinpro (SIG). Os(as) participantes receberão certificado.

O Sinpro preparou para esses dias uma programação com palestras e debates importantes a fim de promover a reflexão e a busca do aprimoramento do fazer pedagógico. Professores(as) e orientadores(as) educacionais que participarem terão a oportunidade de discutir temas importantes para sua carreira.

Confira a programação

SEMANA PEDAGÓGICA DO SINPRO – 2025

Sede do Sinpro – Auditório Paulo Freire (SIG)
Dias 5 a 7 de fevereiro

 

5/2 (quarta-feira) | 19h 

Educação Especial Inclusiva 

Debatedora

Liliane Garcez – Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), psicóloga pelo Instituto de Psicologia (IP-USP) e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (EA-FGV), ela tem especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).


6/2 (quinta-feira) | 14h

Conhecendo a Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem EEAA

 Debatedoras 

Rosimeire Dutra – Psicóloga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) desde 1999. Atualmente, atua na EEAA da Escola Classe número 64 de Ceilândia (EC 64 Ceilândia). Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela UnB, ela é também integrante do Canal Pedagógico Professoras e Professores em Movimento.

Fernanda Colares – Psicóloga (UniCEUB), pós-graduada em psicopedagogia pela EAPE e em educação, pobreza e desigualdade social pela UnB. Atua como psicóloga escolar na EEAA em Ceilândia e tem especialização em Psicopedagogia com ênfase em inclusão e pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Histórico Cultural. 

Angélica Aparecida Silva – Doutora e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 1997. Atualmente, faz parte da EEAA como pedagoga. 


6/2 (quinta-feira) | 19h 

Organização do trabalho pedagógico para o início do ano letivo

 Debatedoras do Canal Pedagógico 

Camilli de Castro – Doutoranda na Universidade de Brasília (UnB), professora dos Anos Iniciais na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2005, com experiência na área de Educação e Avaliação na Educação Básica. Atualmente, exerce atividades na supervisão pedagógica e é e integrante do Canal Pedagógico Professoras e Professores em Movimento.

Rosimeire Dutra – Psicóloga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) desde 1999. Atualmente, atua na EEAA da Escola Classe número 64 de Ceilândia (EC 64 Ceilândia). Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela UnB, ela é também integrante do Canal Pedagógico Professoras e Professores em Movimento.

Valdirene Reis – Epecialista em gestão educacional. Foi coordenadora intermediária do SEAA/UNIEB/CREC – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) (2017-2022). Atualmente, é professora aposentada e integrante do Canal Pedagógico Professoras e Professores em Movimento.

 

7/2 (sexta-feira) | 19h

O PDE que temos, e o PDE que queremos. O PDE 2015 a 2025 e o Novo PDE de 2025 a 2035

 Debatedor

Júlio Barros – Diretor do Sinpro-DF, Coordenador do Fórum Distrital de Educação/FDE, Mestre em Educação pela UnB, e professor de História no CEF 25 Ceilândia.

 

Matéria publicada originalmente dia 31 de janeiro de 2025

 

MATÉRIAS EM LIBRAS