EEAA: uma parceira importante da comunidade escolar

As Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) são fundamentais para a qualidade e melhoria do processo ensino e aprendizagem nas escolas públicas. No entanto, apesar do papel estratégico desenvolvido, ainda existem dúvidas quanto à atuação do grupo multidisciplinar no espaço escolar. A importância e o melhor aproveitamento da EEAA foram debatidos nesta quinta-feira (6/2), durante a Semana Pedagógica do Sinpro.

A psicóloga da EEAA Rosimeire Dutra lembrou que as EEAA surgiram em 1968, em consonância com a época, e atuavam em parceria com equipes de saúde na identificação de alunos que precisam de diagnóstico. Com o passar dos anos, o trabalho desenvolvido foi se reconfigurando e se adequando às necessidades que foram surgindo. Entretanto, pontuou Rosimeire, o serviço ainda é visto de forma limitada.

 

Para o diretor do Sinpro Cláudio Antunes, “é preciso valorizar, dar condições de trabalho, mas também fazer o reconhecimento financeiro” dos profissionais das EEAA

 

Ela destacou que embora o apoio a alunos seja uma das ações promovidas, a atuação da EEAA é bem mais ampla: olha não apenas para os discentes, mas para a comunidade escolar, visando atender ao coletivo. “Nós continuamos repensando nossa atuação. Olhamos para a escola como um todo e pensamos como a gente pode contribuir o processo de ensino e aprendizagem”, disse.

Parceria

Já a professora da Secretaria de Estado de Educação do DF Angélica Aparecida destacou que muitas vezes há um distanciamento dos profissionais das escolas das equipes de apoio. “A gente sempre traz a discussão de que somos parceiros, mas pensando sempre na qualidade e no atendimento aos estudantes”, disse.

Entre os trabalhos que a EEAA pode desenvolver para melhoria do ensino, Angélica citou a formação continuada, o planejamento e conduções de ações envolvendo os pais/responsáveis no acompanhamento da vida escolar, além de proposições na condução do conselho de classe.

“A gente está atuando em várias frentes na escola. Temos contato com os estudantes, professores e família. A gente está em todos os espaços da escola. É um leque de possibilidades que a equipe tem de atuação”, pontuou.

Nesse sentido, Angélica ressaltou a importância de as escolas disporem de equipes completas (psicólogo e pedagogo). “Isso deve ser uma pauta de reivindicação presente em nossas discussões. A gente entende que essa equipe traz benefícios ao ensino e à escola, por isso, trazemos essa discussão como pauta de luta”, afirmou.

 

Semana Pedagógica do Sinpro é fundamental para fortalecer a formação continuada dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais | Foto: Joelma Bomfim

 

O mesmo entendimento foi compartilhado pela psicóloga Fernanda Colares, que acredita que as EEAA necessitam que todos os profissionais alcancem melhores resultados. “Quando nós não temos essa configuração, naturalmente falta uma expertise nesse contexto, fica faltando algo no desenvolvimento do trabalho”, disse.

EEAA abre diálogos

Fernanda Colares ainda pontuou que as EEAA desenvolvem uma série de diálogos com a comunidade escolar, e que essas conversas fortalecem o processo de desenvolvimento humano dentro das escolas. “Quando essas vozes são ouvidas, repercutem no processo de desenvolvimento, e fica mais possível de o processo de ensino e aprendizagem ter sucesso”, afirmou.

Fernanda falou ainda da necessidade de a EEAA desenvolver parcerias com outros órgãos e entes, em atuação de rede, buscando fortalecer o atendimento à comunidade escolar. Isso porque, segundo a psicóloga, a escola recebe diversos tipos de demandas.

“Todas as situações possíveis de realidade humana vão chegar até nós. São circunstâncias que atravessam a escola, mas que não pertencem à escola. Todos esses atravessamentos, todos esses marcadores sociais que passam por nós são nossa responsabilidade dar encaminhamento”, disse.


Valorização

O diretor do Sinpro Cláudio Antunes falou da importância da discussão e luta do Sinpro em defesa dos profissionais. “É um trabalho de equipe muito importante que qualifica o trabalho que a gente já desenvolve na escola, dando, sobretudo assistência para os professores e as professoras. O Sinpro tem, ao longo desses anos, construído pautas para o seu próprio fortalecimento. É preciso valorizar, dar condições de trabalho, mas também fazer o reconhecimento financeiro”, disse.

Semana Pedagógica

A Semana Pedagógica do Sinpro é fundamental para fortalecer a formação continuada dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, bem como para promover práticas inovadoras e alinhadas com as necessidades dos(as) estudantes.

O evento vai até esta sexta-feira (7/2), com painéis diversos. Nesta quinta-feira (6/2), a partir das 19h, o tema debatido será “Organização do trabalho pedagógico para o início do ano letivo”.

Veja a programação completa AQUI

O evento é realizado na sede do Sinpro. Também é possível acompanhar a Semana Pedagógica do Sinpro pelo Youtube do sindicato.

 

Edição: Vanessa Galassi

Leia também:

>> Semana Pedagógica do Sinpro abre com apresentações das políticas inclusivas do MEC 

>> Semana Pedagógica do Sinpro começa nesta quarta-feira (5/2)