CEF 113 do Recanto das Emas promove Semana da Mulher como atividade pedagógica

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 113, do Recanto das Emas, realizou, entre os dias 18 e 22 de março, uma atividade pedagógica denominada Semana da Mulher. Promoveu palestras e ações sobre personagens femininas na história do mundo, violência doméstica, feminicídio e outros assuntos relacionados ao tema da mulher. O Sinpro-DF participou e, por meio de um profissional da área do direito, abordou o tema do feminicídio em palestra para estudantes do 9º Ano.

O intuito foi estabelecer, na escola, mediante atividades pedagógicas, o combate à cultura de violência em geral e contra a mulher, bem como fomentar a cultura da paz na comunidade escolar do CEF 113. “Realizamos atividades voltadas para o mês da mulher e da pessoa com deficiência. Foram duas semanas tratando desses temas”, informa Denise Lopes, supervisora pedagógica da escola.

Ela conta que as salas de aula foram contextualizadas para que o tema da mulher fosse ministrado. “Mulher na idade média, a quantidade de mulheres no mundo, as mulheres escritoras, mulheres artistas. Os(as) estudantes tiveram palestras com convidados(as), tivemos a agente penitenciária Débora, que falou sobre suas experiências com presas da Colmeia. A professora Érica, de arte, conversou sobre sexualidade as estudantes; o advogado Antônio falou sobre a lei do feminicídio com os estudantes da escola. A coach Emanuelle palestrou sobre os sonhos”, disse Denise.

Lacerda, representante do CVV, falou sobre automutilação, depressão e a busca da felicidade e, para finalizar a Semana da Mulher, os(as) estudantes realizaram pesquisa sobre algumas mulheres importantes para o país e o mundo. Os trabalhos foram expostos em sala de aula e cada estudante teve a oportunidade de conhecer o que cada uma dessas personagens históricas fizeram para mudar o mundo a seu redor.

“Maria da Penha, cujo nome inspirou a Lei nº 11.340/2006, foi uma das homenageadas e, além da lei, aproveitamos o fato de ela ter se tornado cadeirante por causa da violência familiar sofrida, para tratar do tema da pessoa com deficiência. A Sala de Recursos Generalista e a Sala de Recursos DV expuseram sobre a OP e sobre como é o atendimento aos estudantes ANEE da escola”, resumiu a supervisora.

Os pais, as mães e os(as) responsáveis pelos(as) estudantes especiais foram convidados(as) para uma conversa com café, ocasião em que puderam falar sobre suas alegrias e angústias de ter um filho especial nos dias atuais. Os(as) estudantes também foram conscientizados(as) para respeitar e ajudar estudantes ANEE da escola, que têm autistas, DMU, DI, cegos e  cadeirantes.

Confira, a seguir, algumas fotos da Semana da Mulher no CEF 113, do Recanto das Emas.