Campanha nas escolas e nas ruas: recomposição salarial já!

A diretoria colegiada do Sinpro-DF avalia que a mobilização deste início de 2022 foi fundamental para fazer acontecer a reunião da comissão de negociação com o governador Ibaneis Rocha. No encontro, o governador se comprometeu com itens importantes da pauta de reivindicações.

O Governo do Distrito Federal providenciará um estudo de impacto financeiro para discutir com a comissão de negociação o processo de incorporação da Gaped. Essa seria uma das estratégias para alcançar a meta 17 do PDE (Plano Distrital de Educação), que garante isonomia salarial entre as carreiras de ensino superior do GDF.

Ibaneis também deve atender ao pleito de regularizar, através de projeto a ser enviado para a Câmara Legislativa, a manutenção do pagamento dos valores referentes ao auxílio-saúde (que, pela lei vigente, deixaria de ser pago quando se criasse o GDF Saúde). Além disso, ainda este mês deve ser encaminhada a ampliação da abrangência do GDF Saúde para nacional, sem aumento nas mensalidades.

E o processo negocial com o governo continua. Uma nova reunião está agendada para a próxima semana. O estabelecimento desse canal de diálogo é um passo importante para buscar o atendimento das nossas reivindicações.

Para fortalecer a pauta de reivindicações diante do governo, a continuidade e a ampliação da mobilização são muito importantes! As duas assembleias gerais e as assembleias regionais realizadas ao longo do mês de março cumpriram esse papel. Agora, por decisão de assembleia, o Sinpro intensificará as visitas às escolas – entre 29/03 e 20/04, veja datas AQUI -, buscando, também, aprofundar o envolvimento da comunidade escolar nos debates da categoria. Afinal, nossas reivindicações têm o objetivo de valorizar a escola pública e defender a educação!

No início do mês, o Sinpro espalhou outdoors por todo o Distrito Federal, anunciando a campanha por recomposição salarial da categoria. Essa é uma forma de dialogar com a população e de pressão sobre o governo, mostrando à sociedade não só os prejuízos financeiros da categoria, como também os prejuízos sofridos pela educação pública do GDF nos últimos anos.

Participe das atividades na sua escola, divulgue as ações para seus/suas colegas e para a comunidade escolar. É a nossa mobilização e união que podem alcançar as vitórias que precisamos!

Dia 27 de abril, todos e todas à próxima assembleia geral!