Bandidos(as) põem em curso nova modalidade de golpe

O Sinpro-DF informa que os(as) bandidos(as) continuam aplicando o golpe dos precatórios contra servidores(as) públicos(as) e inovando nas “modalidades” para extorquir dinheiro de forma fácil, ligeira e eficaz da categoria. É preciso ter cuidado e boa observação para não cair no golpe. É importante destacar que nem o Sinpro nem os escritórios de advocacia que integram o nosso Jurídico pedem dinheiro para recebimento de valores referentes a ações judiciais.

 

Esta semana, o sindicato tem recebido centenas de denúncias da categoria acerca de uma “nova modalidade”. A novidade do atual golpe é que os(as) bandidos(as) estão enviando mensagens de WhatsApp semelhantes à que o escritório Resende, Mori e Fontes Advocacia tem enviado à categoria para encaminhamentos processuais e isso está criando uma situação difícil que é preciso ter atenção para não cair no golpe.

 

Todavia, é possível verificar, com facilidade, a diferença entre as mensagens golpistas e as do nosso escritório. As mensagens do golpe estão repletas de erros de informação, de gramática, com números de telefones errados entre outras diferenças primordiais. É preciso estar atentas(os) para não ser enganada(o).

É possível detectar o golpe mesmo com uma mensagem semelhante à enviada pelo Jurídico do sindicato (o escritório de advocacia). Um exemplo são os números de telefones errados. Os números falsos contidos nas mensagens dos(as) golpistas são: (61) 2626-2740  TELEFONE MÓVEL (61) 9825-6570 CELULAR WHATSAPP

 

Outra característica que denuncia o golpe são os endereços. Aparece, na mensagem falsa, o seguinte texto, com endereços falsos: “Procuradoria Geral do Município, (Estado) localizado no SAM Ed. Sede – Asa Norte, DF, 70620-000 3° andar (entrada principal da sede da prefeitura  – Centro de Brasilia DF CEP 70075-900 , no horário das 10:00 as 17:00 horas.”

 

As informações contidas na mensagem também são falsas. Confira a mensagem dos(as) bandidos(as):

Escritório RESENDE MORI FONTES ADVOCACIA

SR (A)

FULANO DE TAL

a câmara de conciliação de PRECATÓRIOS, informa o resultado

do julgamento das propostas de acordo do ultimo lote , nos termos do

edital (21/06/2021).

 

As propostas indeferidas poderão ser objeto de recurso administra prazo de cinco dias úteis em petição física direcionada a câmara

de conciliação de PRECATÓRIOS, com protocolo no posto de atendimento da Procuradoria Geral do Município, (Estado) localizado no SAM Ed. Sede – Asa Norte, DF, 70620-000

3° andar (entrada principal da sede da prefeitura  – Centro de Brasilia DF

CEP 70075-900 , no horário das 10:00 as 17:00 horas.

 

Confira como essa imagem aparece no celular:

 

 

 

Cuidado! Não caia no golpe!

 

O sindicato tem informado sobre a aplicação de golpes semanalmente e é importante que a categoria fique atenta, pois os criminosos mudam a forma de abordagem para confundir e obter êxito na prática criminosa. Para facilitar a compreensão de todos(as) sobre as estratégias utilizadas pelos golpistas, seguem, abaixo, todas as versões usadas:

 

Golpe 1

 

Criminosos ligam para a casa de educadores(as) informando que foi liberado o alvará de precatório para pagamento. Em seguida, dizem que a vítima tem mais de R$ 100 mil para receber, pedem para ligar no número 99639-2111 e solicitam depósito de um valor na conta: NEXT 237 – AG: 3728 – CONTA 609240-3 (Anderson Fabio de Oliveira – CPF: 031.729.793-77). É importante ficar atento, pois a conversa é feita em aplicativo com perfil que leva a foto da logo do Sinpro-DF.

 

Golpe 2

 

Para o furto via telefone, usam vários nomes. O nome “Cláudia Maria Rodrigues”, que utiliza o telefone fixo 3181-0041 e o celular/WhatsApp, 96519820, é um dos denunciados pela categoria. O Sinpro-DF informa que o nome “Cláudia Maria Rodrigues”, utilizado pela quadrilha, pertence a uma advogada que também está sendo duramente prejudicada pelo bando. Ela avisou ao Sinpro-DF que já denunciou o caso à polícia e tem Boletim de Ocorrência para comprovar o uso indevido do nome dela. O outro nome usado é “Leonardo Mota” (Núcleo Bancário), com o telefone 3181-0285. Um terceiro nome identificado é “Dr. Marcelo Ricardo”, com o número de telefone 99849-7364.

 

Golpe 3

 

Para extorquir dinheiro das vítimas, a pessoa que realiza a chamada se passa por diretor, ex-diretor ou funcionário da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Socioeconômicos do Sinpro-DF. Segundo denúncias realizadas ao Sindicato, em alguns casos, o golpista se apresenta como Dr. Daniel ou Dr. Dimas, e chega a utilizar em sua foto de perfil de WhatsApp a logomarca do Sinpro-DF. Em seguida, o farsante solicita depósito em conta bancária vinculada a uma suposta pessoa com nome de Priscila.

 

Golpe 4

 

Outra modalidade é o golpe com transferência por PIX. Assim como os outros métodos, o golpista solicita um valor para liberar uma quantia à vítima. No caso de transferência por PIX, não há um sistema de retorno ou cancelamento do envio.

 

Golpe 5

 

Nesta modalidade, o golpista envia à vítima, via WhatsApp ou e-mail, documento simulando papel timbrado do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). O documento ainda leva o nome de dirigentes do Sinpro-DF. No último relatado ao Sinpro-DF, constava o nome da dirigente Silvia Canabrava. O envio é feito posteriormente a uma ligação, em que o criminoso confirma vários dados da vítima, como nome completo, CPF e nome do pai e da mãe.

 

Golpe 6

 

O golpe mais recente consiste no envio de carta nominal, com logomarca de escritório de advocacia fantasma. O documento falso é enviado pelos Correios e traz uma série de argumentos jurídicos bem fundamentados, além de endereço de e-mail, telefones e assinatura com registro da OAB.

 

Golpe 7

 

O primeiro golpe de 2022 chega por WhatsApp e vem supostamente do “Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, DF”. É nominal, informa que o pagamento do precatório referente ao processo da pessoa está liberado para a data de hoje, “primeira ou segunda parcela”. O titular deverá entrar em contato com uma “Dra. CHRYSTIANE MAIA GUERCO FARIA LUCAS MORI (OAB: 38015/DF)” para solicitação do recolhimento dos alvarás de liberação do precatório, nos telefones (061) 99687-2994 ou (061) 99667-9219 (outros números também são usados nesse golpe), e se a pessoa não entrar em contato até às 15h, deverá esperar “uma segunda chamada com carência de tempo de 5 a 10 anos”. Mas é golpe.

 

Golpe 8

 

Na nova modalidade criminosa, os bandidos ligam pelo telefone 3322-1515 – contato oficial do Banco de Brasília (BRB), mas clonado – informando que o banco fez um PIX por engano para a conta do(a) professor(a) ou orientador(a) educacional, solicitando a devolução do valor. Além deste procedimento, os estelionatários também ligam dizendo ser de uma empresa jurídica ligada ao BRB, fazendo a cobrança de tarifas não pagas. Na maioria das vezes, os falsários enviam um link ou pedem dados para “corrigir o problema” e até mesmo solicitando dinheiro. Não abra o link, não forneça dados ou transfira qualquer quantia em dinheiro. Trata-se de um golpe!

 

Golpe 9

 

Em mais uma versão utilizada pelos estelionatários, um professor foi contatado e informado que havia sido autorizado o pagamento de R$ 108 mil referente ao precatório do Ticket Alimentação, ação movida por um suposto escritório jurídico do Sinpro. Porém, para receber o dinheiro, o educador deveria pagar as taxas, valor totalmente indevido, uma vez que o sindicato nunca solicita nenhum tipo de transação bancária para que professores(as) e orientadores(as) educacionais recebam vantagens financeiras. Para identificar se a ligação é um golpe, basta ficar atento ao pedido de qualquer tipo de taxa/valor/dinheiro para recebimento de precatório. Caso a pessoa peça dinheiro, tenha a certeza que se trata de um golpe!

 

Confira nas matérias: 

https://www.sinprodf.org.br/sinpro-alerta-dinheiro-facil-e-golpe/

 https://www.sinprodf.org.br/bandidos-aplicam-novo-golpe-do-precatorio-contra-professores/

 

https://www.sinprodf.org.br/fraudes-pelo-telefone-aprenda-a-identificar-o-golpe/

 

https://www.sinprodf.org.br/criminoso-se-passa-por-funcionario-de-escritorio-de-advocacia-para-lesar-professora-fique-atento-e-nao-caia-no-golpe/

MATÉRIA EM LIBRAS