Aprovados no PAS | Orgulho de ser da escola pública

As escolas públicas do DF não param de comemorar os resultados conquistados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) do triênio 2018-2020. Professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes, pais, mães e responsáveis superaram dificuldades agravadas com a pandemia da covid-19 e a ausência de políticas públicas para o setor da Educação e emplacaram números impressionantes de aprovados no processo de seleção para a entrada na Universidade de Brasília (UnB).

Na página do Sinpro-DF, foram noticiados os feitos do CEM 01 do Gama, que somou 78 aprovados; do Centro de Ensino Médio do Setor Oeste (CEMSO), onde 48 alunos garantiram uma vaga na UnB; e do CED 11 de Ceilândia, que teve a alegria de comemorar 37 aprovações no PAS mesmo após sofrer um dos momentos mais tristes de sua história, com o assassinato do estudante Geoffrey Stony Oliveira do Nascimento, de apenas 16 anos, num caso de latrocínio nos arredores da escola. E todos esses números provavelmente serão ainda maiores, pois ainda será realizada a segunda chamada do PAS (ainda sem data específica).

Desta vez, falaremos das conquistas do CEM 02 da Ceilândia, do CEM 01 e CEM 02, ambos de Brazlândia. As três unidades escolares trazem em comum a alegria de ter um número excelente de aprovados do PAS e o difícil contexto da vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes.

CEM 02 da Ceilândia
No CEM 02 da Ceilândia, 39 estudantes garantiram vaga na UnB. O segredo do sucesso, segundo o diretor da escola, Eliel de Aquino, tem inspiração no mestre Paulo Freire.

“Esperançar. Não poderíamos nos imbuir em outra palavra senão essa para superar governos que parecem trabalhar contra a educação”, desabafa o gestor.

Ele conta que, mesmo durante a pandemia, a escola não deixou de executar os projetos de apoio aos estudantes. “Conseguimos doação de computadores e de celulares para aqueles que não tinham equipamentos”, diz. Entretanto, segundo o gestor, além do desafio material, a comunidade escolar também teve como desafio superar as graves sequelas emocionais geradas naqueles que foram infectados pela covid-19 ou tiveram familiares e amigos vítimas do vírus.

A supervisora pedagógica do CEM 02 da Ceilândia, Amanda Margarida Freire de Paula Alves, acredita que o número de aprovados no PAS é reflexo do trabalho conjunto da comunidade escolar e de projetos executados pela escola.

“Temos o (projeto) ‘Jornada das Profissões’, que traz ex-estudantes e profissionais de diversas áreas para conversar com os estudantes, mostrar as profissões e os possíveis campos de trabalho; e temos o ‘Aprova CEM 02’, onde falamos das Obras do PAS, debatemos a matriz com os estudantes e damos detalhes sobre como ingressar na universidade”, explica.

Para ela, um dos fatores principais para o alto número de aprovados foi o “apoio dos professores”. “Os professores motivaram os meninos, seguraram eles pela mão, informaram cada detalhe do PAS”, diz.

CEM 01 de Brazlândia
Trinta e seis estudantes do CEM 01 de Brazlândia garantiram vaga na UnB. “Se somados com o Enem, esse número sobe para 67. E acredito que, com a segunda chamada do PAS, alcancemos aí 80 estudantes”, afirma o diretor da unidade escolar, Vinícius Mota.

Para o gestor, o resultado alcançado se deve, sobretudo, ao esforço dos estudantes. “Muitos deles (estudantes) são de área rural, utilizaram apenas material impresso. São de áreas que, mesmo se a gente tivesse um programa de acesso à internet, eles não teriam como acessar”, conta.

Para além desse esforço individual, também houve o trabalho conjunto da equipe gestora, que investiu pesado no ensino remoto. Mesmo assim, a pandemia foi o grande entrave do CEM 01 de Brazlândia para a ampliação do número de aprovados no PAS. “Não tem jeito, quem só tem acesso ao material impresso, acaba perdendo. Fizemos o nosso melhor, mas tem coisas que não dependem da gente. Muitos projetos nossos precisaram ser interrompidos. E mesmo assim nos superamos e tivemos esse ótimo resultado”, avalia Vinícius Mota.

CEM 02 de Brazlândia
No CEM 02 de Brazlândia, 48 estudantes fizeram a 3ª etapa do PAS. Desse grupo, 32 foram classificados e 20 garantiram uma na UnB. Os cursos foram variados: Direito, Mecatrônica, Farmácia e vários outros.

Segundo o diretor da escola, Marcos Acléssio, o resultado, que pode ficar ainda melhor após a segunda chamada do PAS, se deve ao esforço conjunto da comunidade escolar e ao empenho no projeto que visa à inserção dos estudantes no ensino superior, iniciado há cinco anos.

“Estamos localizados em uma área de vulnerabilidade social. Atendemos alunos pobres, de famílias desestruturadas, pais desempregados, sem estudo. Isso já é um grande dificultador. E hoje colhemos fruto desse projeto para inserir estudantes nas universidades, para que assim eles tenham a chance de mudar suas vidas”, conta o gestor.

O projeto, de acordo com Marcos, vai além do reforço no conteúdo: consiste em auxiliar os estudantes a fazerem suas inscrições no PAS, a solicitarem a taxa de inscrição e, muitas vezes, a ratear essa taxa para aqueles que não garantiram gratuidade para participar da seleção.

“Já cansamos de fazer rateiro para alunos poderem fazer suas inscrições. Aliás, a taxa de inscrição para prestar o PAS é o maior empecilho para esses estudantes”, afirma Marcos Acléssio.

Outro projeto que alavancou as aprovações no PAS, segundo Marcos, foi o “Leio, logo escrevo”. A proposta é trabalhar redação, abordando temas do dia a dia, desigualdade social, racismo, machismo e outros que são constantes no PAS e, para além disso, formam cidadãos. Pelo projeto, 20% da nota de todas as matérias está vinculada à redação.

Marcos Acléssio ainda fala que a situação de vulnerabilidade dos estudantes ficou ainda mais grave na pandemia, que gerou desemprego, fome, miséria e não teve a assistência necessária do governo. “Foi difícil para professores e alunos. Não tivemos o respaldo da Secretaria de Educação. O ensino remoto foi jogado pra gente, sem concessão de internet, sem equipamentos. E mesmo assim fizemos o nosso melhor, focando, muitas vezes, no material impresso. Mas é claro que quem não tinha acesso à internet acabou saindo em desvantagem”, afirma o diretor do CEM 02 de Brazlândia.

Sobre o PAS
A 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) do triênio 2018-2020 convocou 2.714 estudantes para ingresso na UnB no segundo semestre letivo de 2021, com início previsto para 17 janeiro de 2022.

Para esta etapa, se inscreveram 11.274 candidatos, resultando em uma demanda de 5,2 candidatos por vaga.

Sua escola também aprovou estudantes na UnB? Envie um e-mail para imprensa@sinprodf.org.br e vamos aumentar essa lista que nos enche de orgulho e esperança. Estamos todos aqui, nós do Sinpro e os professores(as) e orientadores(as), com os olhos brilhando de orgulho de vocês!