VIDEO | Clara Marinho fala sobre capacitismo no CED 16 de Ceilândia

Neste 3 de dezembro, em que se comemora o dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiências, o Sinpro lança o vídeo da palestra que Clara Marinho, estudante de Letras da Universidade de Brasília, deu para estudantes e professores(as) do CED 16 de Ceilândia, no último dia 18 de outubro.

Clarinha, como é conhecida, tem paralisia cerebral e faz sucesso na Internet.  Aos 21 anos, ela tem parte dos movimentos e a fala limitados devido à paralisia, mas desde o início da pandemia publica vídeos falando sobre a sua rotina, dando dicas e conselhos e lições de auto aceitação. O exemplo dela motivou a direção do Centro Educacional 16 de Ceilândia a promover uma programação sobre Capacitismo – Inclusão em debate.

“Quando eu era estudante do ensino fundamental, percebia que nenhum palestrante tinha deficiência. Eu não me via representada. Então, quando você se sente único, é sinal de que falta gente que nem você ocupando os espaços”, aponta Clarinha.

Durante a palestra, a estudante expôs sua vida, o que aprendeu com a deficiência, trouxe exemplos do que já viveu e ressaltou sobre a necessidade da política de cotas e da oportunidade para todos.

“O capacitismo é um tema novo para debate nas escolas, ainda que seja uma forma de preconceito que acontece há muito tempo. Por isso convidamos a Clarinha para falar na escola. A fala dela para nossos alunos e alunas, e também para nós docentes é combater o preconceito e nos ajudar a adotar a postura correta diante dos vários estudantes com deficiência que temos no CED 16, que tem classes especiais e EJA interventiva”, comenta a pedagoga Fernanda Fantini Vieira.

Os alunos se sentiram representados e contemplados com a palestra de Clara Marinho e perceberam o quanto é difícil um PCD conseguir um espaço dentro da nossa sociedade.

Veja o vídeo.

MATÉRIA EM LIBRAS