Vacina da Janssen: segunda dose só em dezembro (a princípio)

O Sinpro lamenta profundamente a confusão que o governo Ibaneis vem fazendo com a vacinação contra Covid no Distrito Federal, enviando instruções contraditórias com relação ao procedimento.

Em 16 de novembro deste ano, o ministério da Saúde divulgou nota técnica informando que “quem tomou [o imunizante] da Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós [Ministério da Saúde] as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses. A Janssen chegou em junho/julho, então estamos no tempo esperado”. 

Logo, quem havia tomado a dose única da Janssen deve tomar uma segunda dose, pois o esquema vacinal desse imunizante contempla duas doses, desde o dia 16 de novembro e em virtude de portaria do ministério da Saúde. E, por ser segunda dose, ela deverá ser, obrigatoriamente do mesmo imunizante, conforme já informamos aqui, com orientações do instituto Butantan .

Ocorre que não há novas doses disponíveis da vacina da Janssen, e o ministério da Saúde prevê que a disponibilidade desse imunizante ocorra apenas na segunda quinzena de dezembro (que é também a quinzena do fim de ano e dos feriados, logo eventuais atrasos são mais do que esperados.)

Em virtude disso, o Sinpro orienta seus filiados e filiadas que tomaram vacina da Janssen que aguardem até que a situação seja normalizada. Não adianta correr até o posto de saúde para tomar uma vacina que simplesmente não está disponível nos estoques do Distrito Federal.

É necessário aguardar até que o GDF se organize e entenda tudo o que está acontecendo, e tão logo a situação seja normalizada, informaremos aqui.