UnB é referência em produção de pesquisa e projetos de combate à Covid-19

Mesmo com os ataques que vêm sofrendo por parte do Governo Federal, com o atropelo da autonomia universitária e os cortes orçamentários, as universidades públicas brasileiras vêm dando uma contribuição decisiva no combate à Covid-19 no país. Os projetos desenvolvidos pela Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, tornaram-se referência no tema.

Desde o início da crise sanitária no Brasil, há um ano e quatro meses, diversas pesquisas têm sido realizadas, desde a coleta de dados científicos até o desenvolvimento de equipamentos de proteção, passando pelo sequenciamento genético de genomas para identificar as cepas do vírus em circulação na capital federal. Todas essas ações são mecanismos fundamentais de superação da crise e proteção à população.

A Sala de Situação de Saúde da UnB, fundada em 2017, adequou seu trabalho à pandemia do novo coronavírus. Nesse período, produz, semanalmente, análises de risco de acordo com a capacidade de vigilância, estrutura dos hospitais, disponibilidade de unidades de terapias intensivas (UTIs) e o número de casos e mortes da covid-19.

Os pesquisadores alertam para a importância de valorizar a produção científica, fortalecendo as estruturas dos núcleos e institutos e seus profissionais, para que eles estejam preparados para atuar em situações de emergência como a atual. “Nos últimos anos, a gente assistiu a falta de investimento em pesquisa no Brasil, e isso fragilizou o processo de resposta que tivemos agora (na pandemia)”, afirma o epidemiologista e professor da Faculdade de Ciências da Saúde, Jonas Brant, coordenador da Sala de Situação de Saúde. “Vale lembrar que outros vírus podem surgir, ou até mesmo o Sars-CoV-2 desenvolver novas mutações, e por isso o investimento em ciência é o que possibilita um preparo para que a gente enfrente futuras emergências de saúde pública dessa magnitude”, conclui o professor.