Todo apoio à greve das/os professoras/es de São Paulo

O Sinpro-DF manifesta seu apoio irrestrito à greve sanitária das professoras e dos professores da rede pública de ensino de São Paulo. Iniciada no dia 8 de fevereiro, quando o governo estadual determinou o retorno presencial às salas de aula, a greve tem como principal pauta o direito à vida.

Até esta quinta-feira (4/3), o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) registrou 1861 casos de covid-19 em 850 escolas do estado, número que se amplia geometricamente se levada em consideração a subnotificação dos casos. No Brasil, já são mais de 259 mil mortos, sendo que 1.910 morreram nas últimas 24 horas. No estado de São Paulo e em todo Brasil, a saúde pública está em colapso, com ausência de leitos de UTI, inclusive os pediátricos. Mesmo assim, em um ato que configura no mínimo irresponsabilidade, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e prefeitos municipais determinaram o retorno das atividades presenciais, colocando em risco a vida de professoras/es, estudantes, funcionárias/os e seus familiares.

O retorno seguro às escolas, em São Paulo e em qualquer lugar do Brasil, só será possível com a vacinação contra a covid-19 e com segurança sanitária nas unidades escolares. Por isso, reafirmamos toda nossa solidariedade ao movimento grevista das professoras/es de São Paulo, que lutam pelo direito humano à vida, assim como nós do DF lutamos também.

Diretoria colegiada do Sinpro-DF

 

Matéria em LIBRAS