Sinpro e comunidade escolar realizam campanha contra retorno às aulas 100% presenciais

O governador do DF, Ibaneis Rocha, disse que assinaria nesta terça-feira (26/10) o decreto de volta às aulas 100% presenciais nas escolas públicas do DF. Como forma de salvar vidas e contestar a medida precipitada, o Sinpro-DF lança também nesta terça a campanha “É pela Vida – retorno 100% presencial só com segurança”.

A iniciativa do Sinpro-DF foi desenvolvida após pais, mães, responsáveis, professores(as) e membros de toda comunidade escolar manifestarem preocupação com o anúncio de retorno 100% presencial às aulas em plena pandemia, feito pela secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, no último dia 22 de outubro. O comunicado, veiculado em vídeo de cerca de 30 segundos publicado nas redes sociais da Secretaria de Educação, foi feito sem qualquer diálogo com o Sinpro-DF, representante máximo da categoria do magistério público.

A campanha “É pela Vida – retorno 100% presencial só com segurança” quer mostrar ao GDF que a pauta defendida é uma demanda da sociedade. Por isso, uma das ações é publicar vídeos com depoimentos de membros da comunidade escolar dizendo o porquê de serem contrários ao retorno 100% presencial neste momento. Outra ação que compõe a campanha e envolve a sociedade é o envio de mensagens a deputados distritais e emissoras de TV e rádio, mostrando o desacordo com a suspensão do sistema híbrido nas escolas públicas, em plena pandemia.

“Graças à vacinação e às medidas de segurança sanitária, os números de mortes decorrentes da covid e de casos graves da doença estão diminuindo. É por isso mesmo, por todo esforço que fizemos para melhorar um cenário de tamanha tristeza, que não podemos agir precipitadamente e retroceder no importante avanço que conseguimos. Todos e todas nós queremos que as aulas 100% presenciais sejam uma realidade, mas precisamos de condições para isso, pois a defesa da vida deve ser a principal luta”, afirma a dirigente do Sinpro-DF Rosilene Corrêa.

>> Leia também: NÃO AO RETORNO 100% PRESENCIAL | DEFESA DA VIDA CONTINUA SENDO PRINCIPAL PAUTA DO SINPRO-DF

Ela lembra que a maior parte do público da educação básica é composta por crianças menores de 12 anos, grupo que ainda não pode ser vacinado contra a covid-19 no Brasil. “Nossas crianças só contam com as medidas de segurança sanitária para proteger a própria vida. Com o retorno 100% presencial, muitas escolas não terão condições de manter o distanciamento necessário em sala de aula e, com um quadro insuficiente de funcionários, a fiscalização da utilização correta de máscara e higienização das mãos será muito mais difícil”, lembra Rosilene Corrêa.

Até o dia 20 de outubro, no grupo de adolescente de 18 e 19 anos, apenas 20,78% estava completamente vacinado. Já o percentual referente às crianças e adolescentes de 12 a 17 anos era de apenas 1,14%. Quando levada em conta toda a população do DF elegível à vacinação, o percentual é de apenas 58,73%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) estipula que ao menos 70% da população de cada país esteja vacinada para anunciar o fim de quarentenas.

Como participar

A campanha “É pela Vida – retorno 100% presencial só com segurança” quer mostrar ao GDF que a população do DF não concorda que as salas de aula estejam lotadas em plena pandemia. Veja as orientações abaixo e saiba como participar:

Vídeos
1 – Grave vídeos de até 1 minuto, na vertical, dizendo por que é contra o retorno às aulas 100% presenciais em plena pandemia. Inicie o vídeo dizendo seu nome e se é mãe, pai, responsável, professor ou outro membro da comunidade escolar. Diga também em qual escola seu filho(a) estuda ou que você trabalha.

2 – Envie para o WhatsApp 99323-8131, com nome e marcação nas redes sociais

3 – Poste em suas redes sociais com a #ÉpelaVida e marque @ibaneisoficial, @gov_df e @educadf

Mensagens
1 – Pressione os deputados distritais. Mande mensagem no WhatsApp dos parlamentares dizendo que é contrário ao retorno das aulas 100% presenciais. A lista de deputados e os respectivos telefones estão abaixo:

Deputados(as) distritais

Agaciel Maia
https://bit.ly/3bj1LTS

Arlete Sampaio
https://bit.ly/3pGp9TV

Chico Vigilante
https://bit.ly/2Zp8wku

Claudio Abrantes
https://bit.ly/3jEyqrV

Daniel Donizet
https://bit.ly/3GpoIDg

Fernando Fernandes
https://bit.ly/3mhlz0j

Delmasso
https://bit.ly/3nzrdKG

Eduardo Pedrosa
https://bit.ly/3nq5qVC

Fábio Félix
https://bit.ly/3baGFr0

Guarda Jânio
https://bit.ly/3beYxRw

Hermeto
https://bit.ly/3jG59gm

Iolando
https://bit.ly/3Gt1vA4

Jaqueline Silva
https://bit.ly/3mf2iwD

João Cardoso
https://bit.ly/3pJNQie

Jorge Vianna
https://bit.ly/3mfzMLc

José Gomes
https://bit.ly/3nAzIFt

Júlia Lucy
https://bit.ly/3ClvIi2

Leandro Grass
https://bit.ly/3BoOyUw

Martins Machado
https://bit.ly/3BjOzZN

Rafael Prudente
https://bit.ly/3pGpXrV

Reginaldo Sardinha
https://bit.ly/3CkqVh2

Reginaldo Veras
https://bit.ly/3Ciz31n

Robério Negreiros
https://bit.ly/3Gprw3y

Roosevelt Vilela
https://bit.ly/3BgAoVm

Valdelino Barcelos
https://bit.ly/3GqJQJh

Se preferir, use o modelo de texto seguinte:
Nós, mães, pais e responsáveis, professores e professoras das escolas públicas do DF, estamos preocupados com o anúncio de volta às aulas 100% presenciais, feito pelo Governo do Distrito Federal. Os adolescentes ainda estão com a imunização incompleta e as crianças abaixo de 12 anos sequer têm vacinas aprovadas. Nossos pequenos contam apenas com o distanciamento e o uso de máscara para se proteger da covid-19. Para que a tristeza com a perda de entes queridos não atinja ainda mais gente, nossa luta é para que o retorno presencial seja feito apenas quando tivermos condições adequadas para isso, seja quanto às instalações físicas das escolas ou quanto à cobertura de imunização da população total.

2 – Ligue nas emissoras de TV e diga que está entrando em contato para manifestar repúdio ao retorno às aulas 100% presenciais. Os telefones estão abaixo: 

DFTV | 99922-1010
BAND NEWS | 3325-2054
BALANÇO GERAL | 99601-8888
RECORD | 3212-3864

“Quanto mais gente participar, quanto mais mensagens forem enviadas, mais chance teremos de salvar vidas. O momento é de fortalecer as medidas de segurança sanitária”, ressalta a dirigente do Sinrpo-DF Letícia Montandon.

Letícia lembra que, desde que o retorno presencial em sistema híbrido foi determinado, no dia 5 de agosto, quatro professores morreram em consequência da covid-19. Todos eles estavam com o ciclo de vacinação completo.

>> Leia também: Professor morre de covid no dia em que Ibaneis diz que vai assinar decreto para retorno 100% presencial