Sinpro e Cine Cultura exibem “Meu amigo Lorenzo – Autismo, um lugar de amor” com sessão de debate

O Cine Cultura do Liberty Mall exibe na próxima terça-feira (23), às 20h30, o longa-metragem Meu amigo Lorenzo – Autismo, um lugar de amor, de André Luiz Oliveira. Após a sessão haverá debate com a diretora do Sinpro Luciana Custódio, o cineasta e músico André Luiz Oliveira e a musicoterapeuta Clarisse Prestes.

O filme conta a relação de amizade musical entre o músico/cineasta André Luiz e Lorenzo Barreto, um menino dentro do espectro autista, ao longo de 15 anos. O longa teve início em 2007, quando Clarisse recebe Lorenzo, criança autista de quatro anos de idade para uma sessão. Ela então convidou André Luiz para gravar algumas imagens e após dez anos de filmagens, em 2017, o cineasta percebeu que tinha acumulado um verdadeiro tesouro de imagens e registros de uma experiência existencial preciosa e incomum.

Clarisse explica que o filme mostra que há outras formas de se estar com o indivíduo com autismo, já que estamos caminhando em outro sentido. “O importante para nós, que lidamos por quase duas décadas com essas crianças, é o amor incondicional, o respeito ao outro, e o estar junto na prática, sem imposição de teorias ou modelos externos pré-determinados. Afinal, além de um diagnóstico, existe ali um sujeito com sua individualidade e suas preferências, que pode se manifestar desde que encontre um ambiente seguro e acolhedor”, afirma.

Divertido, imerso em música, laços de amizade e afeto, o filme foi premiado como melhor longa-metragem pelo público do Festival Primavera do Cine de Vigo, na Galícia.

Para participar da exibição do filme e do debate o(a) professor(a) e orientador(a) educacional precisarão fazer inscrição gratuita AQUI. O espaço é sujeito à lotação.

 

Faça sua inscrição

Clique aqui e confira o álbum de fotos do Facebook.

 

Publicado originalmente em 17/04/2024

MATÉRIA EM LIBRAS