Reunião com gestores pauta condições para retorno às aulas

Nesta quinta-feira (20/01), o Sinpro-DF realizará reunião com os(as) gestores(as) das escolas públicas do DF para discutir o início do ano letivo. A atividade será às 9h30, pela plataforma Zoom. O link para reunião poderá ser solicitado pelo WhatsApp 996854997.

A reunião tem como motivador a crescente exponencial nos números sobre contaminação pelo coronavírus no DF. Em comparação com o início do ano, a média de casos aumentou mais de 700%. Como mostram as pesquisas, a variante ômicrom é menos letal e mais contagiosa.

“Isso em um cenário em que as pessoas estão com esquema vacinal completo, não é tão assustador. Mas estamos falando das escolas públicas de educação básica, que têm maioria de crianças de 5 a 11 anos, justamente o público que está completamente descoberto de qualquer proteção”, lembra a diretora do Sinpro-DF Vanilce Diniz.

Para o Sinpro-DF, a decisão do governo de dizer que as aulas começarão, de qualquer forma, 100% presencialmente no dia 14 de fevereiro é prematura. “É preciso ir monitorando e avaliando o cenário para se ter certeza de qual será a melhor maneira de realizar esse retorno. A prioridade é preservar a vida de todos e todas”, afirma o diretor do Sinpro-DF Cleber Soares.

>> Leia também: COM AUMENTO DOS CASOS DE COVID, SINPRO AFIRMA QUE RETORNO ÀS AULAS 100% PRESENCIAIS DEVE SER DISCUTIDO 

Vacinação infantil

A campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Distrito Federal teve início no último domingo (16/01). Entretanto, a primeira fase contempla apenas crianças desse grupo com comorbidades, deficiência permanente ou sob a tutela do Estado, além das crianças com 11 anos completos.

Até agora, o DF recebeu 16.300 doses do imunizante Pfizer-BioNTech, voltada para o público infantil de 5 a 11 anos (frasco na cor laranja). Segundo o GDF, serão enviadas 10 mil doses para os pontos de vacinação fixos. Outras 6 mil doses irão para a campanha de vacinação itinerante, que tem início na segunda-feira (17/01).

>> Leia também: É RESPONSÁVEL POR CRIANÇA DE 5 A 11 ANOS? SAIBA SE ELA PODE SER VACINADA CONTRA A COVID-19

Segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), atualmente o DF tem 40 mil crianças com 11 anos completos e mais de 18 mil com deficiências permanentes e comorbidades. Ou seja: pelo menos 58 mil crianças aptas à vacinação na primeira fase, que, por enquanto, tem apenas 16.300 doses.