É responsável por criança de 5 a 11 anos? Saiba se ela pode ser vacinada contra a covid-19

A campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Distrito Federal começa neste domingo (16/01). Entretanto, a primeira fase contempla apenas crianças desse grupo com comorbidades, deficiência permanente ou sob a tutela do Estado, além das crianças com 11 anos completos.

Veja abaixo as comorbidades e deficiências permanentes consideradas na vacinação:

Comorbidades
> Doença Renal Crônica
> Imunossuprimidos
> Hemoglobinopatias Graves
> Diabetes Mellitus
> Pneumopatias Crônicas Graves
> Doenças Cardiovasculares
> Doenças Cerebrovasculares
> Hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo
> Obesidade
> Hepatopatias

Deficiências permanentes
> Deficiência física
> Deficiência auditiva
> Deficiência visual
> Deficiência mental
> Deficiência múltipla
> Transtorno do Espectro Autista
> Síndrome de Down

Clique AQUI e veja o documento do GDF sobre o grupo infantil de 5 a 11 anos prioritário.

Postos de vacinação
Segundo o GDF, serão abertos 11 postos de vacinação para crianças de 5 a 11 anos. Eles estarão abertos das 8h às 17h. Veja onde serão:

Planaltina UBS 20
Sobradinho UBS 2
Santa Maria UBS 1
Paranoá UBS 1
Brazlândia UBS 2
Ceilândia UBS 17
Taguatinga UBS 5
Samambaia UBS 12
Cruzeiro UBS 1
Lago Norte UBS 1
Guará UBS 1

Documentos necessários
Para vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidadades, deficiência permanentes, sob tutela do Estado, ou crianças com 11 anos completos, é necessário levar:

>> Documento de identidade e/ou caderneta de vacinação
>> A criança deve estar acompanhada de um responsável
>> NÃO É NECESSÁRIO LEVAR RECEITA MÉDICA
>> Se a criança tiver comorbidade ou deficiência permanente, é preciso apresentar laudo médico que comprove a condição clínica

Segundo informações da Agência Brasília, “crianças que tenham tomado outras vacinas recentemente devem esperar um intervalo de 15 dias para receber o imunizante contra a covid-19. A segunda dose deverá ser aplicada oito semanas após a primeira. Se uma criança de 11 anos completar 12 anos durante esse intervalo, irá completar seu ciclo vacinal com o imunizante para o público infantil, e não com o uso da versão destinada para quem tem acima de 12 anos”.

Vacina salva vidas
Pelo menos 31 países estão vacinando crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Só nos Estados Unidos e Canadá, já foram aplicadas cerca de 10 milhões de doses.

Todos os estudos científicos – além da comprovação empírica nesses países – mostram que a vacinação é segura para o grupo infantil; e mais que isso: necessária e urgente.

“Um evento adverso muito falado e que preocupa as pessoas é a miocardite, que é uma inflamação no coração, que qualquer vírus ou vacina pode causar. De 8 milhões de doses aplicadas, houve registro de apenas 11 casos, e os pacientes evoluíram bem”, disse o membro do Departamento Científico de Imunizações da SBP, Eduardo Jorge da Fonseca Lima, à Empresa Brasil de Comunicação

No mesmo material, a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Flavia Bravo acrescenta: “Observou-se uma ocorrência raríssima de miocardite relacionada à vacina da Pfizer, 16 vezes menor que a incidência de miocardite causada pela própria covid-19 (…). São casos raros, não houve nem uma morte por causa deles e a maioria nem precisou de internação”.

Os especialistas ainda afirmam que os eventos adversos gerados pela vacina contra a covid-19 são o mesmo de outras vacinas já aplicadas no Brasil. São eles: febre, dor no local da aplicação, náusea e mal-estar, com duração de 24 horas a 48 horas.

Levantamento da consultoria Vital Strategies feito a pedido da BBC News Brasil com base em dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) mostrou que “cerca de 800 pessoas entre 5 e 11 anos podem ter morrido após infecção por coronavírus desde o início da pandemia até fim de novembro do ano passado”. Os dados levam em consideração apenas o Brasil. 

Conta não fecha
Até agora, o DF recebeu 16.300 doses do imunizante Pfizer-BioNTech, voltada para o público infantil de 5 a 11 anos (frasco na cor laranja). Segundo o GDF, serão enviadas 10 mil doses para os pontos de vacinação fixos. Outras 6 mil doses irão para a campanha de vacinação itinerante, que tem início na segunda-feira (17/01). “Nessa etapa, serão atendidas crianças com deficiência permanente com dificuldade de locomoção, crianças institucionalizadas, crianças vinculadas a instituições sociais e/ou de saúde”, informa a Agência Brasília.

Segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), atualmente o DF tem 40 mil crianças com 11 anos completos e mais de 18 mil com deficiências permanentes e comorbidades. Ou seja: pelo menos 58 mil crianças aptas à vacinação na primeira fase, que, por enquanto, tem apenas 16.300 doses.

“Para atender à demanda, a expectativa é receber mais 39.900 (doses) até o fim do mês. Em fevereiro, a previsão é da chegada de mais 94.500 doses e outras 109 mil vacinas em março”, divulgou a Agência Brasil.

Segundo a Codeplan, ao todo, o DF tem 268 mil moradores de 5 a 11 anos.