Projeto Vida e Água é homenageada pela luta em prol das 47 ARIS no DF

O que para muitos é um elemento básico, natural, para tantos outros a água tem sido uma fonte de reivindicação e de muita luta. Segundo dados da Caesb, cerca de 30.551 mil habitantes não têm acesso à água e o esgoto de 278.019 mil brasilienses não é coletado em plena capital federal. Neste contexto, a Universidade de Brasília (UnB) criou o projeto Vida & Água para as ARIS, com o objetivo de mostrar a dura realidade daqueles(as) que não usufruem de saneamento básico.

Em reconhecimento à importância do projeto na vida de milhares de brasilienses, a UnB foi homenageada nesta sexta-feira (25), durante audiência pública realizada no Plenário 3 da Câmara Federal. O projeto é uma iniciativa que tem o objetivo de chamar a atenção e mobilização de políticos, eleitores, da sociedade em geral e da opinião pública sobre a gravidade da situação, em termos de violação dos Direitos Humanos e Sociais, que vivem as pessoas moradoras das 47 Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS).

Segundo estudos, as 47 ARIS no DF convivem hoje com um total de 200 mil pessoas sem acesso à água potável e tratada, em plena sindemia da Covid-19 no DF, caracterizada pelo agravamento socioambiental. A situação foi agravada pela concentração de casos de dengue e outras doenças, que nas ARIS vem impulsionando os indicadores de mortalidade e contaminação por serem áreas com pouca presença do Estado por meio de seus equipamentos públicos. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de outros territórios, além da importância da escuta representada por diferentes vozes, relatando suas experiências. O projeto Vida e Água nos proporciona sentir, ouvir, lutar por nossos direitos, quando entendemos a importância de cada experiência”, sinaliza o professor da UnB, Perci Coelho de Souza.