Categoria do magistério público se soma ao 1º de maio da CUT

Com o lema “Por um Brasil mais justo!”, a Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF) realizará ato político-cultural neste 1º de maio, Dia da Classe Trabalhadora. As atividades serão realizadas a partir das 9h, no Eixão do Lazer, altura da 106 Sul.

“O Brasil deu uma verdadeira guinada ao progresso com o governo Lula. Mas isso não tira de nós a responsabilidade de continuar lutando para que o presente e o futuro do povo brasileiro sejam mais justos e de mais igualdade”, afirma o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

Para ele, no DF, a gestão Ibaneis Rocha caminha no sentido contrário do governo federal. “Aqui no DF, os direitos da classe trabalhadora são tratados com total descaso. Os servidores públicos são cada vez mais desvalorizados; empresas não são fiscalizadas. A política é da terceirização, da privatização. E quem paga por isso é a sociedade. É preciso colocar o DF nos trilhos certos”, avalia.

Márcia Gilda, diretora do Sinpro, lembra que a classe trabalhadora é uma só. “Nossa unidade se fortalece em torno de resistências e aspirações comuns, construindo uma identidade coletiva que impulsiona a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Nós, professores e professoras, orientadores e orientadoras educacionais, fazemos parte desse conjunto”, alerta.

Na linha de Rodrigo Rodrigues, ela afirma que é urgente a luta pelos direitos da classe trabalhadora do DF, o que passa, necessariamente, pelo investimento em educação. “A falta de investimento em educação pública impacta na qualificação profissional, e acaba limitando as oportunidades de crescimento no mundo do trabalho. Mais que isso, uma classe trabalhadora que não teve o direito a uma educação pública de qualidade, é uma classe trabalhadora que carece de senso crítico: atributo essencial para que se tenha consciência dos direitos trabalhista e se lute por eles”, diz Márcia Gilda.

Atrações

O 1º de maio da CUT-DF terá apresentações musicais de MPB e samba, com Claudinha Costa (trio), Nei Casemiro (trio) e Sambarrumadim. Para a criançada, brinquedos infláveis. O evento também terá food trucks e outros atrativos.

MATÉRIA EM LIBRAS

 

Publicado originalmente em 15/04/2024