Programa do CEF 02 de Brasília projeta o protagonismo feminino
Professora do Centro de Ensino Fundamental 02 de Brasília, Darc Lane Braga reconhece o protagonismo feminino como construção social necessária para a formação cidadã ativa. Dessa certeza, nasceu o projeto Vozes Femininas, que está na segunda edição com o tema Vivências, Lutas e Conquistas.
“Esse projeto começou no ano passado e partiu de uma discussão coletiva durante as coordenações de segunda-feira sobre a necessidade de trazer pautas que tratassem do universo feminino, mas principalmente de trazer essa questão de qual é o papel da nós mulheres na sociedade e no mundo. Esse ano, a gente está trazendo mulheres que construíram e continuam construindo o nosso país, mas trazemos também questões do movimento feminista”, explica a professora.
O projeto, lançado no início de março, vem sendo realizado junto a estudantes do 6º e 7º ano do CED 02 de Brasília durante todo o mês de março, mês das Mulheres. A ideia é de que, a partir de tarefas pedagógicas, elas e eles conheçam mulheres marcantes para o contexto histórico do Brasil. Entre as atividades realizadas pelas turmas, está a seleção de um conjunto de mulheres com nomes de “A até Z” protagonistas de ações concretas pela conquista de direitos e a seleção de músicas do gênero MPB que tratam da temática feminina, a partir das vozes de mulheres compositoras.
“Para nós do Sinpro, é princípio ecoar a representatividade de mulheres e a importância delas para a emancipação na educação de estudantes”, afirma a coordenadora da Secretaria Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras, Mônica Caldeira, que participou do lançamento da segunda edição do Vozes Femininas. “A visibilidade feminina favorece uma sociedade com oportunidade para mulheres, estudantes e meninas. E proporcionar isso é viabilizar mudanças sociais estruturais”, avalia a dirigente sindical.
Plataforma Mulheres
O projeto Vozes Femininas – Vivências, Lutas e Conquistas estará disponível na Plataforma Mulheres, lançada pelo Sinpro, que vem recebendo de professoras e orientadoras sindicalizadas projetos sobre o ensino de mulheres que se destacam nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política.
O espaço idealizado pelo Sinpro dialoga com a Lei 14.986/2024, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e torna obrigatória a abordagem fundamentada nas experiências e nas perspectivas femininas no conteúdo curricular do ensino fundamental e médio.