PROFESSORA LANÇA OBRA SOBRE CASOS DE ABUSOS SEXUAL INFANTOJUVENIL

A diretoria colegiada do Sinpro-DF convida toda categoria para conhecer e refletir sobre a obra Tudo o que você precisa saber para prevenir e enfrentar o abuso sexual de crianças e adolescentes”, criação de autoria da professora da rede pública Aldenora Moraes.

O livro nasceu da indignação, no momento em que a docente detectou, em sala de aula, casos de abuso sexual infantojuvenil. Com isso, a professora pôde conhecer um lado aprofundado sobre o tema que resultou em um mestrado em Comunicação sobre a “Abordagem da mídia nos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes”.

Com o término do mestrado, e a caminhada em artigos e congressos, a professora viu que o tema poderia ir além do espaço acadêmico. “Pensei então em escrever uma obra com linguagem mais acessível, com 50 perguntas e respostas, definidas a partir de exemplos fictícios, mas baseadas em situações que ocorrem no cotidiano do ambiente escolar.” conta.

No cenário de pandemia que o mundo vive, o lançamento da obra chega em um importante momento. Infelizmente, durante a pandemia, os casos e subnotificações de abuso sexual infantojuvenil aumentaram disparadamente. No Distrito Federal, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico Violência Interpessoal e Autoprovocada em tempos de Covid-19, de abril a junho de 2020, foram 135 notificações para violência sexual, o que representa redução de 69,3% em relação ao trimestre anterior. Os dados evidenciam que, supostamente, houve subnotificação, uma vez que a violência sexual infantojuvenil ocorre, principalmente, nos lares.

Para a professora que ficou por dez anos dentro de sala de aula, a escola é um espaço privilegiado de sinalização de abusos e também de escuta. Mas não cabe ao professor(a) ser um investigador. “O dever do educador(a) é relatar a situação denunciada ao orientador(a) educacional, que se reunirá com a equipe gestora para avaliar a situação. Com isso, a escola irá encaminhar a suspeita ou denúncia ao Conselho Tutelar para averiguação”, afirma a professora.

O livro é destinado para todos(as) aqueles que desejam conhecer o fenômeno e combater o abuso sexual infantojuvenil. Aos interessados, a obra “Tudo o que você precisa saber para prevenir e enfrentar o abuso sexual de crianças e adolescentes”, está disponível em todas as plataformas virtuais e nas principais livrarias do País.

Para mais informações, entre em contato com a professora Aldenora Moraes pelo telefone 61 9656-1789.