PDAF: SEEDF responde pressão do Sinpro; 1ª parcela sai na segunda, 6

A Secretaria de Educação do DF afirmou nesta sexta-feira (3/3) que encaminhará a pauta apresentada pelo Sinpro-DF e gestores(as) das escolas públicas do DF sobre o Programa de Descentralização Financeira e Orçamentária (PDAF). A resposta é resultado da reunião realizada entre a SEEDF e o sindicato na última terça-feira (28/2).

A pauta entregue é fruto da reunião realizada com gestores e gestoras das escolas públicas, nessa segunda (27/2). O encontro faz parte do conjunto de ações do sindicato para pressionar a SEEDF a atender o pleito do segmento sobre os desafios do início do ano letivo. LEIA MAIS AQUI

Segundo a Secretaria de Educação, a primeira parcela do PDAF será repassada nesta segunda-feira (6/3), com cheque, como de praxe. O Cartão PDAF será aplicado a partir da segunda parcela, no segundo semestre deste no letivo.

De acordo com a secretaria, será feito um programa piloto do Cartão PDAF, com teste pela Regional de Ceilândia. O Sinpro será um dos componentes do comitê que realizará a avaliação do sistema.

Na reunião do dia 27, o Sinpro afirmou que o formato do cartão PDAF é, até o momento, desconhecido pelo conjunto da gestão escolar, e a possibilidade de um aplicativo que visa otimizar o desenvolvimento do programa está trazendo incertezas, uma vez que ainda não foi testado e reconhecido nem mesmo pela própria SEEDF.

Como reivindicado pelo Sinpro, haverá capacitação de todos os gestores e todas as gestoras das escolas públicas do DF para uso do Cartão PDAF, ainda no primeiro semestre deste ano letivo.

“A resposta é uma conquista não só de gestores, mas de toda a comunidade escolar. Vamos continuar acompanhando por meio do Sinpro, pois o constante diálogo entre a Secretaria de Educação e a Gestão Escolar está respaldado no princípio da responsabilidade solidária no financiamento público da educação”, afirma o gestor do Centro de Ensino Médio do Setor Oeste, Jacy Braga, um dos proponentes da pauta de reivindicação e integrante do Coletivo de Gestores do Sinpro.

MATÉRIA EM LIBRAS