LUTA COM GESTORES: Sinpro pressiona SEEDF a viabilizar repasse do PDAF

A direção do Sinpro se reuniu com a Secretaria Executiva da SEEDF para tratar dos apontamentos realizados em reunião nessa segunda-feira (27/2), na sede do sindicato, às 19h, com participação significativa dos gestores e gestoras das escolas públicas do DF.

A comissão de negociação do Sinpro-DF reforçou a necessidade de maior prazo para adaptação das escolas ao novo modelo de execução da verba pública, uma vez que são quase 700 escolas em condições diferentes para adotar o mesmo plano de financiamento através do Cartão PDAF.

O grande desafio, segundo os gestores presentes na reunião com o sindicato, é que desde 13 de fevereiro, já com estudantes, as escolas estão funcionando sem a primeira parcela do PDAF. Atrelado a isso, está a falta de implementação das etapas para o cadastramento, bem como capacitação dos responsáveis para a utilização do novo processo de utilização da verba pública destinada às escolas.

O formato do cartão PDAF é, até o momento, desconhecido pelo todo da gestão escolar. A possibilidade de um aplicativo que visa otimizar o desenvolvimento do programa está trazendo incertezas, uma vez que não foi ainda testado e reconhecido com operante, nem mesmo pela própria SEEDF. Por isso, a bem do bom uso do dinheiro público, é necessário um período de testagem dessa aplicação, uma transição entre o antigo modelo e o novo. Talvez passar por um projeto piloto de execução do Cartão PDAF, asseguraram os gestores e gestoras presentes na reunião.

A diretora do Sinpro-DF Luciana Custódio lembra que “o sindicato continua pressionando e ressaltando da importância do diálogo e da constante comunicação entre Secretaria de Educação e Gestão Escolar, baseando no princípio da responsabilidade solidária no financiamento público da educação”.

MATÉRIA EM LIBRAS