Nota da Diretoria – Pela prorrogação e ampliação do debate sobre Ensino Médio

A diretoria colegiada do Sinpro-DF repudia a ação do deputado Mendonça Filho (União Brasil/PE), que tem se movimentado de forma antidemocrática para manter e aprofundar os retrocessos representados no “Novo” Ensino Médio (NEM).

O pedido de urgência na tramitação do projeto foi retirado pelo governo na segunda-feira; e, na terça, a Comissão de Educação do Senado retirou-o de pauta, e a presidenta da subcomissão para o tema, Teresa Leitão, apresentou requerimento de prorrogação do tempo de trabalho da subcomissão.

Mendonça Filho foi o ministro do governo golpista de Michel Temer que implementou uma reforma do ensino médio (o NEM) por meio de medida provisória e sem ouvir nenhuma entidade ou movimento da área de educação. O comportamento autoritário do parlamentar não nos surpreende, mas, neste momento, ele se superou ao articular a aprovação de um novo requerimento de urgência e de seu texto sem o necessário debate com a sociedade brasileira

Ao lado da CNTE, do movimento estudantil e das entidades da área da educação, o Sinpro-DF reforça o apelo pela rejeição do substitutivo de Mendonça Filho e pela ampliação do debate acerca do ensino médio no Brasil, envolvendo professores(as), estudantes e sociedade em geral.

Quem sempre defendeu a educação pública, sabe que democracia e transparência são critérios básicos para qualquer debate. Infelizmente, não é o caso do deputado Mendonça Filho.

MATÉRIA EM LIBRAS