No setembro amarelo, cuide-se e cuide do próximo

Neste mês de setembro, em que se inicia a campanha do Setembro amarelo de prevenção ao suicídio, o Sinpro busca alertar a categoria para se cuidar contra as pressões cotidianas, típicas da vida contemporânea, em que o sistema neoliberal explora ao máximo, e no limite, a resistência psicológica do trabalhador.

A Cartilha Suicídio, elaborada pelo Sinpro (clique aqui para baixar), mostra os principais problemas que levam uma pessoa ao suicídio tanto na vida pessoal como na relação de trabalho. É uma das nove cartilhas que o Sinpro-DF disponibiliza à categoria, uma forma ágil de acesso e uso da legislação e outras informações sobre as questões trabalhistas que envolvem a relação do trabalhador da educação com o Governo do Distrito Federal (GDF).

As três principais causas de afastamento laboral registradas nos últimos 12 meses no Brasil são referentes a problemas relacionados ao suicídio: distúrbios relacionados à síndrome de burnout, lesões autoinfligidas e envenenamento e transtornos mentais.

Você pode ajudar. Na Cartilha suicídio, há uma série de sinais de que seu(sua) colega indica que pode tentar algo mais radical:

  1. Comportamento retraído, dificuldade de relacionamento pessoal.
  2. Doença psiquiátrica.
  3. Alcoolismo.
  4. Ansiedade ou pânico.
  5. Mudança na personalidade, irritabilidade, pessimismo, depressão ou apatia.
  6. Mudança no hábito alimentar e de sono.
  7. Tentativa de suicídio anterior.
  8. Odiar-se, sentimento de culpa, de sentir-se sem valor ou com vergonha.
  9. Uma perda recente importante – morte, divórcio, separação, etc.
  10. História familiar de suicídio.

 

“O suicídio é um ato mais evidente e mais radical para transtornos mentais que, ao fim e ao cabo, são resultado do modelo socioeconômico neoliberal, que causa profundo sofrimento a indivíduos que não têm espaço para sentir dor, tristeza ou sofrimento – sentimentos que fazem parte da vida, tanto quanto a alegria, o sucesso e o prazer”, lembra a psicóloga Luciane Kozicz.

O Centro-Oeste é a segunda região do país com mais casos registrados de suicídio, ficando atrás apenas da região sul.

“O combate ao suicídio é um trabalho diário, mas o Setembro Amarelo começa a ser lembrado para conscientizar, combater e divulgar as causas, as consequências e como evitar o suicídio. A Cartilha Suicídio, produzida pelo Sinpro em 2021, é a contribuição do sindicato nesse esforço do setembro amarelo. É uma ferramenta importante para auxiliar a categoria a se prevenir, se proteger e, principalmente, saber como buscar ajuda”, explica a coordenadora da Secretaria de Assuntos de Saúde do Trabalhador do Sinpro Élbia Pires.

MATÉRIA EM LIBRAS