Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: conheça livro sobre mulheres cientistas no Brasil

Dia 11 de fevereiro é Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Para celebrar essa data e os desafios que ela traz na construção da igualdade entre mulheres e homens, o Sinpro-DF traz uma dica de leitura que pode contribuir muito com os debates em sala de aula.

Histórias para inspirar futuras cientistas (Edições Livres/Fiocruz) narra a trajetória de 13 mulheres que deram contribuições extraordinárias à ciência brasileira. Embora a participação das mulheres na ciência venha crescendo nos últimos anos, os homens ainda são maioria no topo da carreira científica. Mas, apesar dos obstáculos, há pesquisadoras que vêm mudando esse quadro.

Escrito para crianças e adolescentes, o livro, sob autoria de Juliana Krapp e Mel Bonfim, traça perfis de treze brasileiras que não apenas fizeram grandes descobertas, mas que também têm buscado a ciência como forma de combater as desigualdades no país. As ilustrações são de Flávia Borges, e a publicação está disponível de graça, na plataforma Porto Livre e no repositório Arca.

O livro foi produzido com recursos do projeto 120 anos da Fiocruz e teve consultoria da Editora Rebuliço. Foi lançado em outubro de 2021.

Incentivo à curiosidade

Histórias para inspirar futuras cientistas visibiliza pesquisadoras como a pernambucana Alzira de Almeida, que atua há cinco décadas no controle da peste no Brasil. Já a paulistana Bertha Lutz participou da descrição de mais de 80 espécies de anfíbios. Carioca, Christina Morais desenvolveu testes melhores e mais baratos para detectar a presença de pesticidas em alimentos. Maria Deane, que nasceu em Belém do Pará no começo do século 20, foi pioneira na pesquisa de doenças que afetavam e ainda afetam os brasileiros mais pobres. Miriam Tendler lidera o grupo que, no campus Fiocruz, desenvolveu a primeira vacina brasileira para a esquistossomose. E estes são só alguns exemplos.

Nas escolas públicas do DF existem iniciativas para melhor inserir as mulheres em áreas onde elas são minoria. Uma delas é o projeto “Elas na Engenharia”, uma parceria do CED 08 do Gama com a UnB. Conheça o projeto clicando AQUI.