Jornalista lançará livro que viaja pela educação do Brasil

Caio Dib visitou escolas de 58 cidades do País para conhecer diferentes experiências
Os 17 mil quilômetros percorridos, 58 cidades, 12 estados e o Distrito Federal. Foi assim, “Caindo no Brasil”, que o jornalista Caio Dib, de 22 anos, conheceu as mais diversas realidades da Educação pública brasileira. A viagem de cinco meses, iniciada no dia 12 de março em Belém (PA) e encerrada em 20 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), vai virar livro. Nele, Dib pretende relatar as inúmeras práticas educacionais inspiradoras que conheceu em diferentes realidades socioeconômicas.
Escrever o livro, segundo o viajante, foi o caminho natural do projeto. Nele, Dib promete mostrar tudo o que viu e sentiu nesses meses em que esteve fora de casa com sua mochila conhecendo trinta experiências pedagógicas diferentes.
Ao todo, serão relatadas no livro dez delas, mais as histórias de vida de pessoas que conheceu durante o percurso. “Resolvi continuar com o Caindo no Brasil mas não mais viajando e sim compartilhando o conhecimento que adquiri nesse tempo todo”, afirma.
A ideia de Dib, de “colecionar” práticas pedagógicas, agora se soma a um processo de pesquisa de dados, informações e entrevistas para complementar o que colheu pelo País. “Estou aprendendo muito com o livro porque exige uma pesquisa profunda da fundamentação mais teórica do projeto. Ouvi muita gente do dia a dia da escola e agora estou falando com especialistas”, afirma. “Estou estudando as práticas que observei – mesmo por que não sou educador, sou jornalista.”
Segundo ele, o livro vai contar com uma introdução explicando o que foi a viagem em relação às escolhas, objetivos e tudo o que pode analisar como jornalista da área (leia mais abaixo). Para complementar o conteúdo da publicação, ele pretende também pedir para alguns pesquisadores escreverem artigos sobre temas educacionais encontrados nas experiências. A ideia é que o livro fique pronto no primeiro semestre de 2014.
Além de se dedicar ao livro, Dib tem participado de workshops e dado palestras em todo o País para falar um pouco do que aprendeu com o Caindo no Brasil. “Por conta dos muitos contatos que fiz e que continuo fazendo, queria também criar uma rede de troca de experiências em escolas”, objetiva.
A viagem
O projeto de Dib contou alguns parceiros que apoiaram a iniciativa, como o Walk and Talk, o Laboratório Estudar (uma iniciativa da Fundação Estudar) e as revistas Educação e Escola Pública, da Editora Segmento, que realizaram com Dib o blog Escolas do Brasil, no qual ele relatou seus passos ao longo da viagem por meio de personagens e histórias.
Currículo
Dib é formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP) e sempre trabalhou com projetos e instituições que têm como temática a Educação, como Fundação Padre Anchieta, Instituto Paramitas, Abril Educação e Colégio Bandeirantes.
 
Todos Pela Educação