Jornada de Lutas da Agricultura Familiar termina nesta quinta-feira (12)

Começou nessa segunda-feira (9) a Jornada de Lutas da Agricultura Familiar, realizada na capital federal e em todo o País. Organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – Fetraf e outras entidades ligadas ao tema, o objetivo das ações é destravar junto ao governo federal pautas reivindicadas desde o fim do ano passado.
De acordo com o coordenador geral da Fetraf, Marcos Rochinski, os maiores problemas enfrentados pelos agricultores familiares são resultado de ações empresariais. “Nos últimos anos, o setor de agricultura familiar recebeu incentivos, ganhou uma lei específica e foi contemplada com políticas públicas de incentivo. O problema central é causado pelo setor empresarial, como a crise hídrica e a cadeia produtiva do leite”, afirma. Entretanto, o dirigente ressalta que também fazem parte da pauta de reivindicações dos trabalhadores questões como habitação rural, dentro do Minha Casa, Minha Vida, previdência rural, política da reforma agrária, política de desenvolvimento territorial, política da valorização da juventude e das mulheres do campo.
Atualmente, a agricultura familiar é responsável por abastecer a mesa de 70% da população brasileira. Segundo Rochinski, este é um dos principais motivos para agilizar a solução dos entraves estabelecidos pelo setor empresarial. “Se houver queda de grandes commodities, como a do milho, por exemplo, teremos dificuldades , mas há como solucionar rapidamente. Mas se deixar de ter arroz, feijão, hortaliças, carne, certamente, em um mês sem abastecimento, a população vai sentir, pois vai faltar comida. Esta conjuntura precisa ser tratada urgentemente não só para garantir renda para as nossas famílias, mas para garantir alimentação na mesa dos brasileiros”, afirma o coordenador geral da Fetraf.
Durante a Jornada, os representantes dos agricultores familiares se reúnem com diversos ministros e com a secretaria geral da República. “Durante toda a semana, estaremos tratando essas pautas e esperamos que ao final das mobilizações um conjunto de conquistas seja anunciado pelo governo federal para assim melhorar as condições de vida de todo povo trabalhador e agricultor familiar”, acredita Marcos Rochinski.