Itamaraty mediou compra de cloroquina da Índia por empresa de apoiador de Bolsonaro

Conversas entre o Ministério das Relações Exteriores e empresa indiana revelam que embaixador do Brasil na Índia intercedeu para favorecer a compra da substância por empresa chefiada por apoiador de Bolsonaro

 
notice

 

O Ministério das Relações Exteriores intermediou a compra de cloroquina da Índia pela empresa Apsen Farmacêutica. O presidente da Apsen é Renato Spallicci, um fervoroso apoiador do presidente Jair Bolsonaro. As informações foram obtidas pela agência de dados Fiquem Sabendo, especializada em Lei de Acesso à Informação (LAI).

A troca de mensagens obtida pela agência revela um pedido de 100 quilos de sulfato de hidroxicloroquina por US$ 155 mil (cerca de R$ 821.500), matéria prima para a produção do medicamento Reuquinol. Nas mensagens entre autoridades indianas e o embaixador brasileiro em Nova Deli, Elias Luna Santos, aparece claramente como compradora e beneficiada da transação a Apsen Farmacêutica, do bolsonarista Spallicci.

Querendo mais

Luna ainda fala sobre pedidos maiores chegando a 1.330 quilos do composto. Ele cita diretamente o relacionamento da Apsen com o laboratório indiano IPCA Laboratories e busca exceções para o pedido, já que naquele momento, haviam barreiras para a exportação da cloroquina pelo país asiático. Por fim, o embaixador pede celeridade no processo.

“Seguindo nossa conversa por telefone, o governo do Brasil pede para o governo da Índia para que garanta ao nosso país uma exceção à proibição corrente na exportação de hidroxicloroquina da Índia. Existe a possibilidade de mudança nas regras que permitam uma exceção. Estamos cientes de que vocês têm uma importante relação de negócios com a empresa brasileira Apsen, que busca concluir o envio dos grandes pedidos negociados com a IPCA Laboratories e continuar a importar a substância de vocês. Entendemos que existia um pedido de 1,330 quilos que estava pronta para embarque além de outros pedidos totalizando 25,355 quilos”.

Reprodução: CUT