IEAL denuncia a situação política no Uruguai

2020 06 01 destaque uruguai

O governo eleito no Uiruguai está tentando, por meio de Projeto de Lei de Urgente Consideração, afetando diversos setores, dentre os quais a educação.

Aproveitando o momento da pandemia e do isolamneto social, o Governo daquele país limita a participação da sociedade, impedindo o diálogo. Fere o sistema público de educação daquele país e os direitos adquiridos por trabalhadoras e trabalhadores de educação daquele país.

Juntamente com a IEAL, nossos parceiros de lutas a Federación Nacional de Profesores de Enseñanza Secundaria –FENAPES, e a Federación Uruguaya de Magisterio y trabajadores de Educación Primaria – FUMTEP, manifestam sua rejeição à proposta enviado pelo Poder Executivo, por ser este um projeto que
propõe reformas estruturais sem garantir espaços para o debate e busca de consenso, além de ignorar a capacidade do povo uruguaio de decidir sobre esse tipo de reforma.

Confira a nota da IEAL para compartilharmos as ações que estão sendo adotadas pelos governos latino-maericanos durante esse momento grave enfrentado pelo mundo todo.

Fonte: CNTE