Governo libera 2ª parcela de auxílio nesta segunda, mas segura saques em dinheiro

Depois de mais de duas semanas de atraso, o governo começa a pagar, nesta segunda-feira (18), a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, aprovado pelo Congresso Nacional para ajudar trabalhadores e trabalhadoras informais, autônomos e microempreendedores individuais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mas, o governo de Jair Bolsonaro empurrou para sábado, dia 30 de maio, o início dos saques em dinheiro dos trabalhadores que se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) tiveram contas digitais sociais abertas pela Caixa. Os primeiros a ter direito ao saque, daqui a uma semana, serão os nascidos em janeiro. No dia 1º de junho, os saques serão permitidos para quem nasceu em fevereiro. A ordem de nascimento seque até 13 de junho para os nascidos em dezembro. É claro que no dia 7 de junho (domingo) não há saques.

O governo garante, no entanto, que o dinheiro começa a ser depositado nas contas digitais a partir desta quarta-feira (20) e os trabalhadores poderão pagar contas e boletos e fazer compras por meio do cartão de débito virtual.

Calendário começa com pagamento de quem está no Bolsa Família

Os primeiros a receber a segunda parcela do auxilio emergencial, com direito de fazer saque, se quiser, serão os beneficiários do Programa Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Nesta terça-feira (19) será a vez dos beneficiários com NIS final 2. O crédito segue nessa ordem, de um NIS por dia, menos no fim de semana, até o número zero, que será pago no dia 29 deste mês. São 1,9 milhão de pessoas recebendo o auxílio diariamente e podendo sacar o benefício pelo cartão do Bolsa Família, segundo o Ministério da Cidadania.

Contas digitais sociais

A partir da próxima quarta-feira (20), começa o crédito nas contas sociais digitais da Caixa para as pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não estão no grupo do Bolsa Família. No dia seguinte, o pagamento será para quem nasceu em março e abril, e assim por diante, saltando o domingo (24). Os trabalhadores e trabalhadoras deste grupo só poderão começar a sacar daqui a uma semana.

A desculpa para adiar os saques de quem tem conta digital, segundo portaria publicada pelo Ministério da Cidadania no Diário Oficial da União, é evitar filas nas agências bancárias. Mas, na semana passada reportagem da Folha de S Paulo mostrou que poderia faltar cédulas para as operações. Para tentar suprir a demanda, o Banco Central pediu a antecipação da produção de R$ 9 bilhões em cédulas e moedas até o fim de maio.

Veja o calendário para depósito em conta digital social:

 

Calendário de pagamento para depósitos em conta digital de acordo com a data de nascimento
Data de pagamento Recebem os que nasceram nos meses
20 de maio janeiro e fevereiro
21 de maio março e abril
22 de maio maio e junho
23 de maio julho e agosto
25 de maio setembro e outubro
26 de maio novembro e dezembro

 

Calendário de pagamento a beneficiários do Bolsa-Família
NIS Data de pagamento
final 1 18 de maio
final 2 19 de maio
final 3 20 de maio
final 4 21 de maio
final 5 22 de maio
final 6 25 de maio
final 7 26 de maio
final 8 27 de maio
final 9 28 de maio
final 0 29 de maio

 

Calendário de pagamento para saques em dinheiro de acordo com a data de nascimento
Data de pagamento Recebem os que nasceram em
30 de maio Janeiro
1° de junho Fevereiro
2 de junho Março
3 de junho Abril
4 de junho Maio
5 de junho Junho
6 de junho Julho
8 de junho Agosto
9 de junho Setembro
10 de junho Outubro
12 de junho Novembro
13 de junho Dezembro

Fonte: CUT