Feminicídio na imprensa: Sinpro promove debate de livro

O Sinpro recebe, na próxima quarta-feira (28/6) às 19h, as jornalistas Niara de Oliveira e Vanessa Rodrigues, autoras do livro “Histórias de Morte Matada Contadas Feito Morte Morrida – A narrativa de feminicídios na imprensa brasileira”. Elas participarão de um debate com Mônica Caldeira, coordenadora da secretaria de assuntos e políticas para mulheres educadoras sobre como a imprensa noticia crimes de feminicídio, e qual o papel da educação para mudar essa realidade.

No livro, lançado no ano passado pela Drops Editora, Niara e Vanessa demonstram como o machismo permeia não apenas os feminicídios, mas como a sociedade percebe e conta essas histórias.

“As histórias do livro da Niara e da Vanessa são chocantes não só por revisitarem crimes que chocaram o país, mas por jogar na nossa cara como o machismo permeia nossa visão de mundo e nossa percepção dos fatos. Esse debate se faz mais do que necessário. Qual o nosso papel enquanto educadoras de evidenciarmos o machismo estrutural? Como trabalhar esses termas em sala de aula?”, comenta Mônica Caldeira.

“Histórias de Morte matada(…)” analisa a narrativa adotada pela imprensa brasileira, especialmente a escrita, na cobertura dos casos de feminicídio no país. As autoras mergulharam em matérias publicadas, nos últimos 40 anos, sobre o assassinato de mulheres por motivações misóginas, incluindo casos como os de Ângela Diniz e Eliane de Grammont, até Sandra Gomide, Eloá Pimentel, Eliza Samudio, Viviane do Amaral, Viviane Sptinizer, Patrícia Accioli, Marielle Franco e outras vítimas de menos repercussão, mas com igual importância. O conteúdo levanta também uma discussão sobre temas ainda pouco abordados, como o feminicídio político e os órfãos do feminicídio.

As autoras autografarão exemplares do livro após o debate.

Imperdível!

MATÉRIA EM LIBRAS