Escola em São Sebastião realiza Festival Afro-Brasileiro e Indígena

Neste sábado (21), o Centro de Ensino Infantil (CEI) 01, de São Sebastião, será palco do tradicional Festival Afro-Brasileiro e Indígena. O objetivo é inserir as crianças e as famílias na cultura indígena e Afro-Brasileira.  Em sua 7º edição, a atividade contará com a presença do escritor indígena Kamu Dan Wapichana, que lançará um livro de história infantil. Durante o festival haverá também a venda de comidas típicas como feijoada, acarajé, tapioca e muito mais.

Ao longo de dois meses de projeto, a escola fica imersa na história e nos conhecimentos do povo africano e indígena. As professoras usam filmes, teatro, artes plásticas, músicas, danças para trazer este universo para as crianças e mostrar que as heranças destes povos estão presentes no dia a dia dos brasileiros e brasileiras. Ao término desse período, a ação culmina na realização do festival para toda a comunidade escolar.

São sete anos de ampla promoção e inserção deste debate conforme o previsto nas leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam que as escolas de Educação Pública e Privadas trabalhem a história do povo africano e indígena no ensino.

A vice-diretora do CEI 01,  Cleyde Cunha explica que o desenvolvimento do Projeto e do Festival não deve ser tratado apenas como mais uma estratégia para cumprimento de leis ou orientações pedagógicas, mas sim como uma ação mais profunda e consciente. “Esta é uma decisão que faz parte de uma política de ação afirmativa, de reparação, de reconhecimento e valorização da história, da cultura e identidade dos povos afro-brasileiros e indígenas. Vejo que o projeto, mesmo na sua simplicidade, é uma forma de contribuir com uma sociedade mais justa, que busca total respeito a todos os indivíduos e à sua diversidade“, conclui.

Serviço:

ATIVIDADE : Festival Afro-Brasileiro e Indígena

LOCAL : Centro de Educação Infantil 01 de São Sebastião

QUANDO: 21/09/2019

HORÁRIO: 10:00 às 15:00

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

ENTRADA FRANCA