Escola do Riacho Fundo conclui projeto “lixo zero”

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (10/11) a cerimônia de encerramento do projeto Lixo Zero do Centro Educacional Agrourbano Ipê, no Riacho Fundo. O Programa tem por objetivo reduzir o descarte dos rejeitos a até 10%, a partir do máximo aproveitamento dos resíduos orgânicos e recicláveis considerados os 90% restantes.

Trata-se de projeto piloto de educação ambiental do SLU, desenvolvido em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O projeto começou em 2019, com o treinamento de servidores do SLU no Japão, em curso sobre gestão de lixos sólidos, para aplicação em terras candangas.

O CED Agrourbano Ipê foi escolhido por já ser pioneiro em trabalhos com educação ambiental e sustentabilidade. Começou a ser implementado em 2020, mas foi paralisado por conta da pandemia de Covid-19 e da suspensão das aulas presenciais. Quando as aulas voltaram, o projeto foi retomado.

O professor da SEEDF Leonardo Teruyuki Hatano, que leciona ciências nas turmas finais do EFII e biologia no ensino médio, explica que a JICA forneceu todo o equipamento para a implementação do projeto e financiou todo o projeto.

Pelo projeto, os resíduos recicláveis são separados e armazenados na nossa estação de recicláveis e, após uma boa quantidade reunida, será destinado a uma cooperativa de reciclagem. Outro objetivo do projeto é realizar atividades de sensibilização da comunidade escolar. “No final, a meta é reduzir para no máximo 10% de material a ser descartado como rejeito.”

Ao longo desses 2 anos, uma série de atividades foram realizadas, a começar pela sensibilização do corpo docente e dos funcionários, a análise gravimétrica, sensibilização dos alunos, o que acontece com o planeta se não houver a separação dos resíduos, e o trabalho com os alunos dos conceitos dos 3R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) em sala de aula.

A seguir, os alunos realizaram uma dinâmica a partir dos resíduos por eles gerados, para serem separados de acordo com o conceito dos 3R’s. Também fizeram atividades de compostagem e plantação de horta. Com as atividades desenvolvidas na escola espera-se que os alunos levem para seu dia a dia todo o aprendizado adquirido. O aprendizado será medido através dos seguintes indicadores:

  • Participação nas atividades;
  • Interesse pela temática;
  • Exemplos de replicação em suas residências;
  • Redução gradativa dos resíduos na escola;
  • Produção de hortifrútis.